Por Gerhard Bohne, líder da divisão Crop Science da Bayer no Brasil
O Brasil foi colonizado cultivando cana-de-açúcar, governado pela política do café com leite, e a agricultura até hoje é o principal pilar de sustentação da balança comercial do país. Ainda assim, a percepção do consumidor sobre o agronegócio muitas vezes é distorcida, mesmo com os esforços do produtor rural que, a cada safra, busca alcançar máxima produtividade aliada à sustentabilidade. Os urbanos não costumam ter conhecimento do quanto de tecnologia há nos processos agrícolas para que o alimento chegue à mesa, atendendo a população mundial crescente, que deve chegar a 10 bilhões de pessoas em 2050.
A digitalização nas fazendas é uma realidade e este pilar é o propulsor da relação entre o campo e a cidade
Tanto o meio urbano quanto o rural são usuários, por exemplo, de aplicativos. A digitalização nas fazendas é uma realidade e este pilar é o propulsor da relação entre o campo e a cidade. Processos como o de rastreabilidade permitem que o agricultor registre o passo a passo do cultivo e informe os quesitos de sustentabilidade que foram adotados para que haja produção responsável. Isso é prova de que a consciência pelo futuro já se faz agora.
Hoje, de acordo com a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (ABMRA), 61% dos produtores utilizam smartphone, sendo que 64% dos usuários de aplicativo de mensagens instantâneas o fazem também para fins profissionais. Neste momento em que as redes sociais são difusoras de informação, o setor precisa se comunicar, inclusive nos canais digitais, de forma assertiva para ajudar o agricultor na tomada de decisões, afinal, isso influencia na forma com que a comida chega ao prato da população.
O futuro já é agora! A Bayer entende que a digitalização integra diversas soluções, que vão do uso de drones para aplicação de defensivos até a coleta e processamento de dados por meio da plataforma Climate FieldView – passo importante na integração com a Monsanto. Além disso, há outras possibilidades, como a Rede AgroServices, plataforma de serviços que funciona semelhante aos programas de fidelidade das companhias aéreas, onde o agricultor pode trocar pontos por benefícios.
Estamos também investindo na produção de conteúdo de credibilidade, com objetivo de deixar o agricultor e a sociedade bem informados sobre essas inovações nos canais digitais. O campo digital é um caminho sem volta, e essas iniciativas nos permitem continuar levando o papel fundamental do agricultor à sociedade e, de forma mais ampla, contribuir com a geração de renda e economia nacional.