Por Ana Pellini, Secretária de Parcerias de Porto Alegre
O final de ano é um momento especial para refletir sobre resultados, fazer balanços e projetar metas. Encerramos 2024 celebrando os quatro anos do Programa Seja Parceiro de Porto Alegre, alcançando a marca de 300 adoções de espaços públicos na cidade.
Por meio do programa da prefeitura, praças, parques, áreas verdes, passarelas, fachadas de prédios públicos, monumentos, viadutos, pontes, canteiros e rotatórias podem ser adotados. A Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) é a porta de entrada para cidadãos, empresas ou instituições interessados em cuidar e revitalizar esses espaços.
As adoções têm transformado Porto Alegre. Viadutos e praças revitalizados trazem vida nova às regiões, criando ambientes mais acolhedores e seguros, além de gerar emprego e renda. Terrenos baldios ganham novos propósitos, como o contêiner de lanches em frente à Praça Alberto Ramos ou o Viaduto Obirici, agora com restaurantes e serviços.
Quem adota um espaço não paga aluguel, mas assume o compromisso de cuidar dele. Em contrapartida, entrega ao município um local bem cuidado e ganha visibilidade para sua marca ou negócio. É uma troca em que todos ganham: a prefeitura com a conservação, a comunidade com áreas revitalizadas e os adotantes com oportunidades de contribuir para o bem-estar da Capital.
Quem adota um espaço não paga aluguel, mas assume o compromisso de cuidar dele
Até mesmo pequenas adoções, como canteiros e rotatórias, transformam o visual das ruas. Projetos maiores, que incluem comércio, exigem planejamento e aprovação, mas seus resultados são rápidos e impactantes.
Cada novo espaço revitalizado reforça nossa crença de que podemos superar o vandalismo e o abandono. Com a cooperação de empresas, cidadãos e poder público, estamos construindo uma cidade mais vibrante.
Muito obrigada a todos que tornaram essas 300 parcerias comunitárias possíveis. Porto Alegre celebra e agradece!