A série de reportagens Fora dos Trilhos, do Grupo de Investigação da RBS (GDI), ganhou o primeiro lugar no prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), na categoria Jornalismo Impresso.
A investigação, de autoria dos jornalistas Jeniffer Gularte, Jocimar Farina e Humberto Trezzi, levou três meses para ser apurada e revela os motivos pelos quais uma nova frota da Trensurb, de custo milionário, não funciona, mesmo com trens que possuem apenas quatro anos de fabricação. Na série, os três repórteres trazem detalhes sobre as falhas mecânicas desses veículos. E também mostra que a Trensurb abriu mão de testes que poderiam ter identificado uma série desses problemas na época de entrega dos trens, em 2014 .
A série do GDI, veiculada em maio, comprovou ainda, por meio de documentos, que a licitação feita para aquisição dos veículos está sob suspeita: mostrou e-mails trocados entre as empresas vencedoras, acertando percentuais para a concorrência pública.
— A reportagem traz as respostas para um problema que é enfrentado todos os dias pelos usuários da Trensurb ao trafegar em trens antigos e desconfortáveis, enquanto veículos novos foram comprados e estão parados na oficina — descreve Jeniffer.
A partir da reportagem foram abertas investigações internas na Trensurb. O trabalho do GDI também foi anexado a inquérito instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF) como ponto de partida para uma possível indenização aos usuários do Trensurb, em decorrência de transtornos causados pelos trens enguiçados.
O Prêmio CNT de Jornalismo busca reconhecer os trabalhos jornalísticos que colocam o transporte em pauta na sociedade, com o propósito de explicar a relevância do assunto no país. A premiação é dividida nas categorias Impresso, Televisão, Rádio, Internet, Fotografia e Meio Ambiente e Transporte.
O Grande Prêmio CNT — acima das categorias — foi para a série "Elétricos", divulgada pelo Jornal Nacional / TV Globo, que mostra a evolução do carro elétrico no país e no mundo.
A cerimônia para entrega dos prêmios será realizada no dia 5 de dezembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF).