O primeiro indício de problemas surgiu apenas sete meses após início de funcionamento dos trens. Em 7 de abril de 2015, o veículo 234 descarrilou entre as Estações Farrapos e São Pedro, enquanto fazia uma viagem sem passageiros. Relatórios técnicos apontaram como principal causa a falha do projeto de fixação dos truques nos carros. Também alertou para a incompatibilidade do perfil das rodas do trem com os trilhos da via permanente e o fato de o lubrificante de friso de rodas não funcionar na região de curvas, onde ocorreu o acidente. Foi a primeira vez que a Trensurb retirou de circulação todos os trens. O carro 234 ficou um ano e sete meses fora de operação — os demais retornaram 41 dias após o incidente. Por problemas técnicos, a Trensurb tem 11 de 15 trens novos parados.
Fora dos trilhos
Novo trem da Trensurb descarrilou com sete meses de uso
Relatórios técnicos apontaram como principal causa a falha do projeto de fixação dos truques nos carros