Colocados em funcionamento em 19 de setembro de 2014, às vésperas das eleições, 15 trens comprados por R$ 244 milhões pela Trensurb aumentariam em 50% a frota. Seria o fim de um martírio para 180 mil usuários diários do transporte sobre trilhos na Região Metropolitana, habituados à superlotação.
As composições teriam vagões climatizados, que anulariam o rigor do inverno e a inclemência do verão, seriam equipadas com câmeras e contariam com acessibilidade para ciclistas transportarem suas magrelas.
Quatro anos depois, apenas quatro dos 15 trens adquiridos junto ao consórcio FrotaPoa estão funcionando. Onze estão estragados. Por que veículos novos, com peças para durar um milhão de quilômetros, emperram antes dos 20 mil? As dúvidas angustiavam a repórter Jeniffer Gularte, que cobriu a primeira viagem dos trens naquele final de inverno de 2014.
Inquieta e desconfiada, como de hábito são os bons repórteres, Jeniffer fez um pedido de informações à Trensurb, via Lei de Acesso, em fevereiro. Descobriu que jamais os 15 trens haviam funcionado de forma simultânea. Outros quatro pedidos foram feitos e mais informações reveladoras aterrissaram na caixa de e-mail da repórter de 27 anos. Ela recebeu o reforço do repórter Humberto Trezzi, um dos mais premiados de ZH. Aos 55 anos, Trezzi tem energia juvenil. Às vezes, resmunga ao receber um desafio, mas bastam alguns telefonemas para sair aos gritos do fundo da Redação, onde os repórteres do GDI se homiziam:
– Tchê, é mais sério do que a gente imagina...
Desta vez, não foi diferente. Com fontes no MPF, Trezzi e Jeniffer leram correspondências entre a Trensurb e o consórcio, que fazem parte de um inquérito cível. As mensagens apontaram pelo menos 20 falhas, todas graves, ocorridas com os veículos em circulação. Jocimar Farina, 39 anos, da Rádio Gaúcha, e Jonas Campos, 48 anos, repórter da RBS TV, juntaram-se ao grupo.
O resultado de três meses de apuração foi veiculado em ZH, Diário Gaúcho, GaúchaZH, Rádio Gaúcha e RBS TV na quarta e na quinta-feira. É mais um grande serviço que o GDI presta aos gaúchos.
Caso você não tenha lido a reportagem por conta da greve dos caminhoneiros que tomou conta do noticiário durante a semana, recomendo. A íntegra está disponível em GaúchaZH.