Com passagem marcante pelo Inter, o ex-volante Pablo Guiñazú foi anunciado no sábado (2) como novo técnico do Sol de América, do Paraguai. "Cholo", como é conhecido, vai para o segundo trabalho como treinador na carreira — o primeiro foi no Atlético Tucumán, da Argentina, no ano passado, em que permaneceu por apenas seis jogos, com quatro derrotas e dois empates.
Aos 43 anos, o ídolo colorado também teve uma passagem de seis meses como auxiliar-técnico de Cacique Medina no Talleres. Ele possui a licença PRO de treinador da Associação de Futebol da Argentina (AFA), que o possibilita comandar qualquer equipe na América do Sul.
Guiñazú chega ao Sol de América para a disputa do Clausura, uma espécie de segundo turno do Campeonato Paraguaio, que tem início previsto para 15 de julho. No Apertura, o time ficou na sétima posição (de 12), com 25 pontos em 22 jogos. Junto com ele, foram anunciados os auxiliares Bruno Silva e Emiliano Catanea, o preparador físico Guillermo Pérez e o analista de desempenho Gustavo Torres.
Um dos objetivos de Cholo na carreira é retornar ao futebol brasileiro, agora como treinador. Como inspiração para o seu trabalho estão nomes como Tite, hoje na Seleção Brasileira, e Abel Braga, que anunciou a aposentadoria, mas conquistou o título mais importante da história do Inter, o Mundial de Clubes, em 2006.
Como jogador, o ex-volante passou por Inter e Vasco, no Brasil, além de Libertad, no Paraguai, Newell's Old Boys, Independiente e Talleres, na Argentina, e ainda Perugia, na Itália, e Saturn, na Rússia. Os principais títulos, porém, foram em Porto Alegre, com a Sul-Americana, em 2008, e a Libertadores, em 2010. Foram 282 jogos com a camisa colorada.
Em 2021, o argentino chegou a ser cogitado para o cargo de diretor técnico do Inter. A negociação não avançou e, em seguida, ele assumiu como técnico do Atlético Tucumán. Agora, seguirá a carreira no Paraguai, onde fez sucesso e conquistou o campeonato pelo Libertad, em 2006.