O Grêmio pretende "sacudir" o vestiário para reagir no Brasileirão. Após identificar que há jogadores desmobilizados e abatidos, a direção e a comissão técnica irão aumentar a cobrança e, ao mesmo tempo, motivar o elenco. Em paralelo, o Tricolor acredita em uma melhora técnica no time a partir da chegada de reforços e aposta em uma vitória sobre o Operário, domingo (14), pela Copa do Brasil, o que ajudaria a distensionar o ambiente.
Após a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, nesta quarta (10), o nono revés gremista na competição, o técnico Renato Portaluppi revelou que cobrou "vergonha na cara" de alguns atletas.
— Eu tenho falado para eles que, nos últimos jogos, tenho vergonha de chegar no hotel (onde Renato mora, em Porto Alegre). Eu tenho vergonha na cara. O que eu falei para eles hoje (quarta-feira), alguns, não são todos, que alguns também precisam ter vergonha na cara. Eles têm que saber o tamanho do Grêmio, onde estão. Eles têm tudo, não falta absolutamente nada. Agora, tem que ter entrega dentro de campo — contou o treinador.
Um dos diagnósticos internos é que, além da desmotivação e falta de entrega de alguns atletas, cujos nomes não foram revelados por Renato, há jogadores que estão abatidos, sentindo a pressão do mau momento. Um dos sintomas disso é a queda vertiginosa no rendimento da equipe após sofrer o primeiro gol contra o Cruzeiro.
Já no aspecto técnico, a maior aposta do Grêmio é na chegada de reforços, sobretudo no setor ofensivo. O Tricolor já está acertado com o meia colombiano Miguel Monsalve, 21 anos, do Independiente Medellin, e com o atacante uruguaio Matías Arezo, 20 anos, do Granada-ESP, e ainda busca mais nomes no mercado. Afinal, a equipe gremista tem o pior ataque do Brasileirão, com apenas 10 gols marcados em 14 jogos.
— A gente vem criando, mas dificilmente a gente consegue fazer os gols justamente porque nós não temos aqueles homens de área que sabem proteger, segurar uma bola, cabecear, enfim, os homens de área que sabem fazer os gols. E é esse tipo de jogador que vai chegar — comentou.
O Grêmio entra em campo no domingo (14), às 11h, diante do Operário-PR, no Centenário, em Caxias do Sul, no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Na partida de ida, as equipes empataram por 0 a 0. O confronto é visto como uma oportunidade para, em caso de vitória, distensionar o ambiente, o que aumentaria a confiança do grupo para o jogo seguinte, na quarta (17), contra o São Paulo, fora de casa, pelo Brasileirão.
— Vamos trabalhar para conseguir a classificação na Copa do Brasil. É um outro campeonato, mas isso aumenta a confiança do grupo. Tudo no futebol se resume a uma palavra só que se chama vitória — finalizou Renato.