O Grêmio está negociando a contratação de Miguel Monsalve, de 20 anos, do Independiente de Medellín. O colombiano é o camisa 10 da equipe e está na sua segunda temporada como titular. O atleta já disputou o Sul-Americano e o Mundial sub-20 pela seleção colombiana.
Nesta temporada, o jogador participou de 20 partidas, com três gols marcados e três assistências. Ele fez sua estreia no profissional no ano passado, quando esteve em campo em 35 oportunidades, marcando quatro vezes e com cinco passes para gols.
Monsalve chegaria a Porto Alegre como uma alternativa a Cristaldo, atual camisa 10 da equipe e principal meio-campista do Tricolor. Conforme Esteban López Roldan, jornalista da Rádio Munera Eastman, de Medellín, o jovem pode atuar tanto centralizado quanto como pelo lado do campo.
— É um meia criativo. Bom em deixar o atacante mano a mano com o goleiro. Um jogador que tem uma boa pegada e que te possibilita escalá-lo pelo meio, como um 10, ou pelo lado. Por aqui, os torcedores têm pedido para que ele defenda e ataque, e isso ele vem adquirindo no último ano. Ele tem adquirido massa muscular. A direção vê muito futuro nele — afirmou o jornalista.
Monsalve é um dos principais nomes da equipe na Copa Sul-Americana, com destaque para o confronto com o Cesar Vallejo, do Peru, em que balançou a rede uma vez e deu duas assistências. O jornal "El Colombiano", definiu o gol como "maradoniano" (veja vídeo abaixo).
Além de referência técnica, também assumiu um papel de liderança na equipe colombiana. Com apenas 20 anos, já usou em diversas vezes a braçadeira de capitão do Independiente Medellín.
Como surgiu?
Monsalve chegou ao Independiente Medellín aos quatro anos, mas sempre atuou em categorias superiores a sua idade. Ele conquistou os campeonatos colombianos no sub-15, sub-17 e sub-20, além de ser convocado para as seleções nacionais de base.
— Monsalve é o maior goleador das categorias de base do Independiente de Medellín. Estreou muito jovem e não foi um jogador que brilhou assim que fez sua estreia. Teve altos e baixos nesse meio tempo, mas em 2024 vem fazendo um grande trabalho — completou Roldan.
O colombiano é tão precoce que, aos 13 anos, fez o primeiro treino com a equipe profissional, e em 2021 esteve entre os 60 jovens talentos do mundo nascidos em 2004, segundo o jornal inglês The Guardian.
No entanto, só estreou como profissional em janeiro de 2021 , na derrota por 1 a 0 para o Junior em Barranquilla, onde ainda aos 16 anos jogou 68 minutos. O treinador que o escalou foi Hernán Darío el “Bolillo” Gómez.