A busca do Grêmio por um centroavante chegou a Matías Arezo. Nesta quinta-feira (18), o clube anunciou a compra do jogador de 21 anos do Granada, da Espanha. O uruguaio é um talento precoce do futebol do país vizinho que não conseguiu deslanchar na Europa e viveu seu melhor momento no Peñarol.
Matías Arezo é cria da base do River Plate, do Uruguai, e ganhou os holofotes quando passou a defender as seleções de base da Celeste. Em 2019, ele anotou cinco gols no Sul-Americano Sub-17.
Em seus primeiros passos no River Plate, Arezo atuava como ponta, mas como foi como centroavante que se afirmou. Com 1,77cm de altura, ele não é o típico centroavante de área. O jogador na mira do Grêmio é um atacante que ocupa o centro do ataque, mas que busca mais atacar espaços para receber os passes em profundidade do que, por exemplo, fazer pivôs. Destro, Arezo também finaliza bem com o pé esquerdo.
Pouco espaço no Granada
Depois de três temporadas como profissional do River Plate, com 37 gols em 91 jogos (média de 0,40 por jogo), sua melhor temporada foi em 2021, quando anotou 16 gols em 29 partidas (0,55 por jogo).
Em janeiro de 2022, o Granada pagou 7 milhões de euros para levar Arezo. Pouco utilizado na Espanha, o centroavante voltou ao Uruguai no ano passado para defender o Peñarol. Ele anotou 17 gols na campanha do vice-campeonato uruguaio do clube, sendo o principal jogador do Peñarol. No total do ano foram 21 gols em 40 partidas.
Arezo retornou ao Granada neste ano a pedido do técnico Alexander Medina, o Cacique, mas acabou atuando pouco. Medina foi demitido e o uruguaio teve poucas chances. Ele fez 14 jogos no Campeonato Espanhol, somente três como titular e não chegou a fazer nenhum gol.
A chegada ao Grêmio é para Matías Arezo uma oportunidade para retomar a carreira na América do Sul após nova dificuldade na Europa. Por característica, porém, exigirá uma adaptação. Ao uruguaio não favorece a saída longa que o Grêmio faz com os zagueiros dando o balão, buscando que o centroavante vença a primeira bola, o que Diego Costa executa muito bem. Arezo renderá mais se o Tricolor construir um jogo com troca de passes que faça a bola chegar a ele pelo chão.
Matías Arezo na carreira
River Plate-URU
- 162 jogos, 59 gols
Peñarol
- 40 jogos, 21 gols
Granada
- 31 jogos, 1 gol