A safra de oliveiras do Rio Grande do Sul enfrentará sua segunda quebra consecutiva. A colheita ocorre em fevereiro. Segundo o técnico da Emater/RS, Edison Dornelles, as plantas não se recuperaram do excesso de chuvas. Ele acrescenta que as perdas devem atingir todas as regiões produtoras.
— Temos poucos olivais com produção e eles estão com produtividade baixa de azeitonas — diz.
No ano anterior, a chuva frequente prejudicou a polinização durante o período da floração, não gerando o fruto. A expectativa, porém, era de que os pomares mantivessem sua capacidade produtiva, o que, aparentemente, não ocorreu. A safra de 2024 foi 73% menor do que o esperado e 67% abaixo do recorde da anterior, segundo a Câmara Setorial das Oliveiras da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Despencou de 580 mil a 193 mil mil litros de azeite produzidos nos lagares, como são chamadas as fábricas. O setor não divulga o volume de azeitonas colhidas.
O presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, diz que é cedo para estimar de quanto será a quebra da safra de 2025, mas acredita que matenha o patamar do ano passado. Recentemente, a coluna ouviu de outro empresário que será necessário o setor buscar tecnologia e técnicas de produção usadas no mundo para lidar com os eventos climáticos do Rio Grande do Sul.
A festa de abertura da colheita de oliveiras será no dia 7 de março em Cachoeira do Sul, na inauguração da fábrica Azeite Puro.
Azeite importado
Em tempo, seca e excesso de chuvas têm castigado também a produção de olivas e azeite na Europa, maior fornecedor mundial. A quebra somada à alta do dólar encarecerá ainda mais o azeite de oliva ao consumidor, que, só no último ano, subiu mais de 20% no país, segundo o IBGE. O instituto não pesquisa o preço da iguaria na região metropolitana de Porto Alegre.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: cidade de data centers, supermercado estreia no Litoral, 1,5 mil m² de piscinas e mais
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna