O Grêmio renovou as preocupações do seu torcedor. Na noite de quarta-feira (10), no Estádio Centenário, perdeu por 2 a 0 para o Cruzeiro e seguirá no Z-4. Desde a 9ª rodada na zona do rebaixamento, o Tricolor repetiu os erros das últimas derrotas no Brasileirão e viu a pressão aumentar às véspera de decidir vaga para as oitavas de final da Copa do Brasil neste domingo (14) contra o Operário-PR.
Agora resta aos gremistas torcer para que o Atlético-GO não pontue contra o Palmeiras, nesta quinta-feira (11), para que o clube se mantenha em 18º lugar ao final da 16ª rodada, com 11 pontos somados em 14 jogos.
A pergunta mais esperada da noite foi respondida imediatamente por Renato Portaluppi em sua entrevista coletiva.
— Sim, continuo como técnico do Grêmio — disse o técnico.
Mas Renato não aliviou nas cobranças. O treinador tornou público o recado dado dentro do vestiário aos seus atletas. E não amenizou nas palavras.
— O que eu falei para eles hoje, alguns deles também precisam ter vergonha na cara. Não são todos. Eles precisam ter vergonha na cara. Eles têm que saber o tamanho do Grêmio, aonde eles estão. Ele têm tudo, não falta absolutamente nada. Agora, tem que ter entrega dentro do campo. Alguns sentem, outros não sentem. Esse choque já foi dado para eles. Agora eles também precisam dar cara a tapa. A partir de hoje, nós tivemos essa conversa com os jogadores no vestiário.
O recado foi ampliado por Edenilson. O meio-campista, que desperdiçou uma chance claríssima antes do Cruzeiro fazer seus gols, alertou dos riscos que o time vive com a campanha ruim no Brasileirão:
— Somos todos jogadores profissionais. Temos que saber o que fazemos. Vou me cobrar pelo gol que perdi, trabalhar para melhorar para finalizar melhor quando surgir a oportunidade novamente. Isso vai de cada um. Os jogadores precisam ter consciência do que estão fazendo de errado dentro e fora de campo.
O jogo Estádio Centenário pode ser resumido por dois lances separados por apenas 1min40s no primeiro tempo. Ramiro, aos 14min28s, abriu o placar em Caxias do Sul. O volante ex-Grêmio, que mede 1m69cm, ganhou de Reinaldo em cruzamento de Barreal e marcou em cabeceio.
O que era ruim piorou logo na sequência. João Pedro tentou sair jogando e perdeu a bola na intermediária. Arthur Gomes, aos 16min8s, ampliou. O atacante tinha quatro jogadores gremistas na marcação, mas acertou um chute sem muita força no canto de Marchesín.
Conforme antecipado por Renato, o Grêmio deve ter novidades para o jogo deste domingo contra o Operário. Cristaldo, que deixou a partida contra o Cruzeiro lesionado, pode desfalcar a equipe. Soteldo deve ser novidade, mesmo após ter perdido a partida contra a equipe mineira por não ter se reapresentado na data combinada.