O Grêmio já retomou seus treinamentos em São Paulo, no CT do Corinthians, após as enchentes no Rio Grande do Sul levarem à inundação da Arena e a uma série de adiamentos no calendário do clube. Com compromissos de Brasileirão e Copa do Brasil pela frente, além da missão de dar a volta por cima na Libertadores, o time gaúcho se prepara para enfrentar grandes desafios nas próximas semanas.
Pensando nisso, GZH projeta três pontos que o técnico Renato Portaluppi deve aprimorar na equipe, em relação aos últimos jogos, para que o retorno a campo seja positivo.
Definir o camisa 1
Nos últimos três jogos antes da parada forçada, o Grêmio teve três goleiros diferentes. Marchesín foi titular na vitória sobre o Estudiantes, pela Libertadores; Rafael Cabral atuou na derrota para o Bahia, pelo Brasileirão; e Caíque foi o escolhido no empate com o Operário, pela Copa do Brasil.
Renato admitiu naquele momento que não tinha ainda um titular definido. O tempo de preparação em São Paulo pode ser aproveitado pelo treinador para observar quem merece a camisa 1. Para Libertadores e Copa do Brasil, apenas Marchesín e Caíque são opções. Recém contratado do Cruzeiro, Rafael Cabral pode atuar no momento apenas no Brasileirão.
Encontrar a melhor formação ofensiva
Depois do sucesso do quarteto ofensivo formado por Pavon, Cristaldo, Gustavo Nunes e Diego Costa na conquista do Gauchão, Renato teve dificuldade para encontrar soluções no setor ofensivo. O treinador sofreu com as passagens pelo departamento médico de Pavon e Diego Costa e não conseguiu ter o melhor desempenho de Soteldo, que estava voltando da lesão sofrida no começo do campeonato estadual. O período de treinos antes da retomada da Libertadores será um momento para o técnico encontrar a melhor formação ofensiva.
Encaixar Edenilson
Contratado do Atlético-MG nos últimos dias da janela de transferências, Edenilson estreou pelo Grêmio na derrota para o Bahia e atuou no segundo tempo do empate com o Operário. Ele cumpriu funções diferentes nos dois jogos, sendo meia aberto pela direita diante dos baianos e lateral pelo mesmo lado contra os paranaenses. O período de treinos valerá também para Renato encontrar a melhor forma de encaixar o meio-campista no time.