O zagueiro Pedro Geromel, mais uma vez, será baixa por longo tempo no Grêmio devido a uma lesão. No jogo contra o Estudiantes, na terça-feira (23), o capitão do time saiu de campo aos 35 minutos por conta de uma lesão no braço esquerdo. Na quarta (24), o clube confirmou que o defensor precisará passar por uma cirurgia no local. Será a quinta ocasião em que o zagueiro fica fora de jogos do Grêmio por lesão desde o início do ano passado.
Em janeiro de 2023, logo na primeira semana de pré-temporada, Geromel teve uma lesão no menisco no joelho esquerdo. Passou por artroscopia e chegou a falar, no dia em que o Grêmio foi campeão gaúcho — em abril —, que iria voltar a jogar dentro de 30 dias. Não aconteceu.
— A gente vai soltando ele aos pouquinhos, ele que vai passar essa confiança para a gente — disse o técnico Renato Portalulppi no começo de julho.
Porém, o capitão gremista só conseguiu retornar aos gramados no fim de agosto, contra o Cruzeiro. Na ocasião, contudo, o zagueiro voltou a sentir uma lesão. Na reta final do primeiro tempo, teve uma lesão muscular na coxa esquerda e ficou fora do time por um mês.
Geromel, enfim, conseguiu uma sequência na equipe titular a partir do fim de setembro, mas, em um jogo contra o Coritiba, no primeiro dia de novembro, teve um novo problema muscular na coxa esquerda. A temporada dele acabou ali mesmo, perdendo a reta final do Brasileirão.
Geromel encerrou 2023 tendo entrado em campo apenas sete vezes, o menor número desde sua chegada ao Grêmio, em 2014. O clube optou por renovar com o veterano por mais seis meses, e a ampliação do contrato com o zagueiro foi a justificativa do vice de futebol Antônio Brum, no início da temporada, para que o Grêmio não buscasse novos defensores no mercado.
Em 2024
No Gauchão deste ano, Geromel atuou basicamente só nas partidas do Grêmio como mandante. Era até esperado para jogar o clássico Gre-Nal da fase de classificação, no Beira-Rio, mas acabou ficando no banco e vendo Rodrigo Ely ser titular.
— Ele ainda não se encontra na melhor forma física. Não se encontra 100%. O Rodrigo Ely tem mais saúde, mais velocidade, neste momento — justificou Renato.
Geromel só jogou como visitante em uma ocasião no Estadual, na primeira partida da semifinal contra o Caxias, no estádio Centenário. Porém, antes do jogo de volta, o atleta teve um desconforto muscular e acabou ficando de fora da partida de ida da final, contra o Juventude.
Aos 38 anos, o defensor deve ficar em torno de dois meses parado após a lesão no braço sofrida diante do Estudiantes. Até o momento, Geromel entrou em campo 11 vezes no ano. Quando retornar da lesão, estará prestes a ficar sem contrato.