Se em véspera de jogo só fala quem vai jogar, Pedro Geromel deve ser titular para enfrentar o Juventude no sábado (6), na partida de volta da final do Gauchão. O zagueiro do Grêmio foi o representante do elenco gremista no evento pré-jogo promovido pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), nesta sexta-feira (5).
Porém, ele preferiu desconversar sobre sua presença na escalaçã0. O zagueiro está recuperado da lesão muscular que o tirou do jogo de ida, que terminou empatado em 0 a 0. Sua presença será o principal mistério da escalação do técnico Renato Portaluppi.
— Não vou falar. Não vou dar arma para o adversário — desviou ao ser questionado sobre a sua presença no jogo das 16h30min, na Arena.
Se for confirmado, o time gremista terá Caíque; João Pedro, Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê, Pavon, Cristaldo e Gustavo Nunes; Diego Costa. Caso não jogue, Rodrigo Ely volta a formar dupla ao lado de Kannemann.
Companheiros há muito tempo, Geromel e o argentino podem repetir o gesto de beijarem ao mesmo tempo um troféu, cena que se repete a cada conquista gremista. Em conversa no começo do ano, a dupla encontrou mais uma afinidade. Os dois adoram disputar o Gauchão.
— Ele falou assim "bah, meu, tu gosta de jogar o Gauchão?". Eu falei assim: "sim". E ele: "eu também". A gente sabe da dificuldade que é estar aqui hoje, chegar numa final. Independente do campeonato, a conquista é muito difícil — revelou.
Há uma década na Arena, Geromel chegou em um momento de vacas magras no clube. A pressão para a retomada das vitórias, segundo ele, era enorme. Agora, o defensor tem a chance de conquistar o heptacampeonato gaúcho, marca atingida apenas uma vez na história pelo Grêmio.
— Eu acho que é muito importante para a gente começar o ano bem. Para dar uma tranquilidade para o restante do ano. Para a gente trabalhar com mais calma, sem muita pressão. Até 2016, como o Grêmio estava há muitos anos sem título, era muita pressão, que atrapalhava muito. Influenciava negativamente. Como estamos em uma espiral positiva, essa pressão a gente lida de uma forma melhor. A gente busca conquistar o Gauchão para seguir o ano de uma forma mais tranquila — explicou.
Após o empate sem gols na ida, quem vencer na Arena será o campeão gaúcho de 2024. Empate por qualquer placar, leva a decisão para os pênaltis.