O camisa 9 que o Grêmio tanto procura pode estar nas categorias de base. Artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o centroavante Jardiel, com seis gols em três partidas, pode subir ao profissional antes mesmo do término da participação gremista no torneio sub-20 para a disputa do Gauchão.
Na terça, a equipe comandada por Aírton Fagundes voltou a vencer com goleada. Fez 6 a 2 no Inter de Bebedouro, com Jardiel no banco de reservas. Mesmo assim, entrou no intervalo, na vaga do paraguaio Freddy Noguera, que marcou três gols no primeiro tempo, e fez o seu.
Com vaga na segunda fase da Copinha garantida, o Grêmio usou time reserva. O planejamento foi debatido entre a comissão técnica do sub-20, a diretoria da base e o futebol profissional. Assim, um pedido foi feito de Porto Alegre: que Jardiel atuasse para estar em ritmo de jogo, já que é observado e pode ser chamado por Renato Portaluppi a qualquer momento.
Outros jogadores do sub-20 também são observados e o recado passado é que todos estejam prontos para uma chamada que pode chegar de Porto Alegre. Por enquanto, o grupo está focado em tirar o Grêmio da fila de títulos da Copinha. Na próxima fase, o rival será o Mirasssol.
Busca no mercado
Mesmo de olho nos talentos da base, o Grêmio tenta trazer um centroavante após a fracassada negociação com Funes Mori, que trocou o Monterrey pelo Pumas no México. Na terça (9), o vice de futebol Antônio Brum, em entrevista coletiva, e o presidente Alberto Guerra, em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, falaram sobre essa busca.
— Eu gostaria e vejo uma possibilidade dentro de janeiro. Esse tipo de pressão só encarece o jogador e dificulta a preparação. A gente deseja anunciar o mais rápido possível. Não acho que seja só para o segundo semestre, meio do ano. Lembrando que a janela fecha em março — projetou Guerra, que também falou sobre a sondagem feita ao camaronês Aboubakar, que tem o desejo de seguir no mercado europeu:
— Ele jogou no Porto, fala português, seria adaptação mais fácil, mas há toda dificuldade, é um atleta que sonha jogar a Premier League. Os empresários dele têm esse projeto de levar (ele), depois da Copa das Nações, para lá. É normal para um atleta desse nível.
Após a saída de Luis Suárez, definida ainda em julho de 2023, o Grêmio garante estar buscando incessantemente esse substituto.
— Trabalhamos o substituto do Suárez desde julho do ano passado. Queremos trazer um nome de impacto — afirmou Brum, que ainda afirmou que este nome deverá vir em meio à temporada do clube em que atua, dando a entender que o camisa 9 chegará da Europa.