O Fortaleza abriu conversas com o Grêmio para comprar o atacante Guilherme. O jogador de 28 anos, que tem contrato com o Tricolor até o fim de 2024, atuou nesta temporada na capital cearense por empréstimo, com passe fixado em US$ 1 milhão (R$ 4,9 milhões pela cotação atual).
Em 2023, sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o atleta disputou 52 partidas — 27 como titular, sendo uma delas na final da Copa Sul-Americana, quando a equipe foi derrotada nos pênaltis pela LDU, em Punta del Este, no Uruguai. Ao todo, marcou 10 gols e deu seis assistências.
Em Porto Alegre, a venda em definitivo é vista com bons olhos, até pelo fato de poder render um bom dinheiro aos cofres gremistas. Mas, também, pelo entendimento de que Guilherme não conseguiu render na Arena e também não conta com muito prestígio junto à torcida para um possível retorno.
Revelado na base gremista, o jogador não conseguiu se firmar no elenco profissional, tendo sido repassado anteriormente para São José, Botafogo, Chapecoense, Coritiba e Sport. Em 2022, retornou à Arena para a disputa da Série B, a pedido do então treinador Roger Machado, depois de atuar no futebol árabe.