O Grêmio venceu o Coritiba por 2 a 1 no Couto Pereira e emplacou sua terceira vitória seguida no Brasileirão. O resultado, construído com gols de Villasanti e Ferreira, garantiu o Tricolor por mais uma rodada no G-4 do Brasileirão, zona de classificação direta para a Libertadores do próximo ano.
Esta sequência positiva não acontecia justamente no mesmo período do primeiro turno, quando o Tricolor também superou América-MG e Coxa, além do Bahia, em Salvador. Além disso, com 53 pontos, o time gremista ainda mantém esperanças de ser campeão do Brasileirão.
Renato promoveu o retorno dos três zagueiros e Fábio na lateral direita. Complementando o 3-4-3, Galdino, Cristaldo e Suárez atuaram com liberdade de movimentação no ataque. No entanto, foram 25 minutos de pouquíssima inspiração e erros de passes dos dois lados. O Coritiba chegou a ameaçar o gol de Gabriel Grando aos 40 segundos, quando Pepê errou a saída de bola e acabou deixando Garcez na cara do gol. Porém, o atacante desperdiçou a jogada.
O cenário foi alterado aos 26 minutos, quando a persistência de Villasanti levou o Grêmio ao seu primeiro gol. Atento na saída de bola do adversário, o paraguaio conseguiu a retomada na intermediária, soltou a bola para Galdino e correu na área para receber o passe. Quando ela chegou, finalizou com força, vencendo o goleiro Gabriel e fazendo 1 a 0 para o Tricolor.
Com o placar favorável, o Grêmio ganhou ânimo no jogo e passou a ocupar mais o campo ofensivo, criando oportunidades para ampliar o marcador. Primeiro com Suárez, aos 35, mas o chute do uruguaio foi bloqueado. Depois ainda foram duas chegadas de bola parada, com Geromel tendo um cabeceio desviado, enquanto a de Carballo contou com grande defesa de Gabriel.
O Coritiba voltou para o segundo tempo com o argelino Slimani no lugar de Bianqui, aumentando o poder ofensivo. Marcando pouco, o Grêmio permitiu ataques da equipe da casa, que começou a rondar a área de Grando.
Vitória do Grêmio sobre o Coritiba teve assinatura de Suárez
CONFIRA NA COLUNA
Aos 12 minutos, em um lance que gerou muita reclamação dos jogadores gremistas, o árbitro Marcelo de Lima Henrique assinalou um pênalti de Cristaldo em Marcelino Moreno. O meia do Grêmio chegou atrasado no bote e atingiu a ponta do pé do compatriota. A marcação do pênalti foi confirmada com a verificação do VAR. Na cobrança, Robson bateu no meio do gol, enquanto Grando caiu para o lado direito, e empatou o jogo para o Coritiba.
O empate do Coxa fez o Tricolor ir novamente ao ataque e três lances de perigo foram criados em sequência. O primeiro em um chute colocado de Suárez, que arriscou de fora da área, mas a bola passou por cima. Depois em uma conclusão de Reinaldo, em jogada armada pelo uruguaio, que passou raspando a trave esquerda. Por fim, uma bela jogada de Galdino, que colocou a bola no meio das pernas do marcador, chutou com efeito, mas a bola foi desviada para escanteio.
Com Renato e Suárez decisivos, Grêmio arranca na hora certa
CONFIRA NA COLUNA
Tentando encontrar mais alternativas ofensivas, Renato apostou em um pacote de trocas com Ferreira, Besozzi e João Pedro. Mudanças que fizeram a diferença, contando mais uma vez com a estrela do técnico gremista. Diferença também feita por Luis Suárez, grande responsável pelo segundo gol gremista.
Aos 38 minutos, o Pistolero invadiu a área pelo lado esquerdo, se livrou da marcação e serviu Ferreira. O camisa 10 apareceu livre e mandou para as redes, recolocando o Tricolor na liderança do placar. A reta final da partida ainda teve a expulsão de Slimani por agressão ao zagueiro Kannemann. Entretanto, foi só. O Grêmio conseguiu sustentar o placar e assegurar sua terceira vitória seguida no Brasileirão.
Brasileirão — 31ª Rodada — 1º/11/2023
Coritiba (1)
Gabriel; Diogo Batista, Thalisson, Henrique e Victor Luís (Jamerson, 34’2ºT.); William Farias, Matheus Bianqui (Slimani, INT.) e Sebastián Gómez (Andrey, 28’/2ºT.); Marcelino Moreno, Garcez (Bruno Gomes, 21’/2ºT.) e Robson (Jesé, 34’2ºT.) Técnico: Thiago Kosloski
Grêmio (2)
Gabriel Grando; Bruno Alves, Geromel (Uvini, 8’/2ºT.), Kannemann; Fábio (João Pedro, 26’/2ºT.), Villasanti, Pepê (Carballo, 34’/2ºT.) e Reinaldo. Cristaldo (Ferreira, 26’/2ºT), Galdino (Besozzi, 26’2ºT.) e Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Villasanti (G), aos 26 minutos do 1º tempo; Robson (C), aos 14 minutos, e Ferreira (G), aos 38 minutos do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS: Fábio, Kannemann, (G); Marcelino Moreno, Slimani (C)
CARTÕES VERMELHOS: Slimani (C)
ARBITRAGEM: Marcelo de Lima Henrique (CE), auxiliado por Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Renan Aguiar da Costa (CE). VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ).
PÚBLICO: 24.308
LOCAL: Couto Pereira, Curitiba