O Grêmio precisava de ao menos um resultado paralelo para seguir vivo na luta contra o rebaixamento. Ele veio. O Juventude perdeu para o São Paulo por 3 a 1, na segunda-feira (6). O placar no Morumbi deu novo ânimo ao torcedor gremista, mas nos números a situação no clube no Brasileirão não mudou.
Apesar de ter tido um jogo que favoreceu seus interesses, o Tricolor manteve a mesma probabilidade de cair, segundo sites especializados no tema. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, a chance de queda ficou em 95,7%. Já o site FiveThirtyEight, que calcula probabilidades de situações em diversas áreas da sociedade, o índice segue em 96%.
Mesmo que o Grêmio vença o Atlético-MG na quinta-feira (9), as chances de seguir no Z-4 são de 91,5%. Além de vencer o campeão brasileiro, o time de Vagner Mancini precisa que o Juventude perca para o Corinthians, no Alfredo Jaconi, e o Bahia seja batido pelo Fortaleza, no Castelão. As três partidas começam às 21h30min.
A derrota do Ju no Morumbi reduziu as chances de queda do Grêmio para 96,1%. Porém, a vitória do Cuiabá por 1 a 0 sobre o Fortaleza fez o índice voltar para os 97,5%, nos cálculos da UFMG.
O que mudou bastante foram as perspectivas do clube de Caxias do Sul. Antes do complemento da 37ª rodada, a probabilidade de queda do Juventude era de 20,4%. Com a derrota para o Morumbi, a chance mais do que dobrou, atingindo o índice de 48,1%. O Cuiabá viu suas chances diminuírem de 23,4% para 2,7%. A do Bahia está 51,8%.
Jogos que interessam
Quinta-feira (9/12)
- 21h30min: Grêmio x Atlético-MG
- 21h30min: Juventude x Corinthians
- 21h30min: Fortaleza x Bahia
Chance de queda*
- Grêmio: 97,5%
- Bahia: 51,8%
- Cuiabá: 2,7%
- Juventude: 48,1%
*De acordo com a UFMG