A segunda-feira começou com a expectativa do Juventude em confirmar a permanência na Série A do Brasileirão com uma rodada de antecedência. Contudo, terminou com o sentimento de preocupação com o rebaixamento na última rodada, após a atuação ruim e a derrota para o São Paulo. Com gols de Luciano, duas vezes, e Calleri, o Tricolor Paulista fez 3 a 1 e deixou o Papo na zona do rebaixamento, com 43 pontos. O gol de honra foi marcado por Sorriso.
Com o revés na capital paulista, a definição da permanência do Ju na Primeira Divisão do Brasileirão ficou para a próxima quinta-feira (9), no Estádio Alfredo Jaconi, quando receberá o Corinthians, em noite que promete fortes emoções. Michel Macedo e Rafael Bilu, que pertencem ao Timão, e William Matheus, suspenso, estarão de fora da decisão. O centroavante Ricardo Bueno, que deixou o Morumbi com lesão muscular ainda no primeiro tempo, é dúvida.
Revés começa cedo
Também precisando pontuar para se livrar do rebaixamento, embora tivesse poucas chances de descenso, o São Paulo começou se impondo logo nos primeiros minutos, principalmente com o atacante Luciano, que voltava de lesão e demonstrava muita disposição. E foi dele o gol de abertura do placar, logo aos quatro minutos, quando Rigoni cruzou da direita e Luciano apareceu entre os zagueiros Rafael Forster e Vitor Mendes para concluir de cabeça, abrindo o placar no Morumbi.
Passado o golpe, o Juventude entrou no jogo e conseguiu equilibrar as ações através de contra-ataques, e chegou pela primeira vez no ataque aos 15 minutos. Sorriso chegou em velocidade pela ponta-esquerda e cruzou para a conclusão de trivela de Michel Macedo, defendida por Tiago Volpi. Na sequência, conseguiu rondar a área dos paulistas, que paravam as jogadas com faltas laterais que não foram aproveitadas.
Na sequência da primeira etapa, o São Paulo teve a chance de ampliar o placar aos 28 minutos, quando Rigoni cobrou falta na canto direito e Douglas se esticou para defender. O 2 a 0 porém, saiu apenas aos 42 minutos. Reinaldo cobrou escanteio, Luciano cabeceou e Douglas espalmou para dentro da pequena área. Calleri aproveitou e, de cabeça, mandou para as redes.
Além do placar, o saldo negativo do primeiro tempo ficou por conta da lesão muscular de Ricardo Bueno, que foi substituído por Wescley, deixando Chico como o jogador mais avançado no campo.
Reação insuficiente
Com a missão de buscar ao menos um empate para chegar em uma melhor condição na última rodada do Brasileirão, o Juventude voltou do intervalo no Morumbi mais ofensivo e ocupando o campo de ataque. Além disso, Jair Ventura apostou no atacante Capixaba no lugar do volante Jadson, contudo mantendo Chico e Wescley como os jogadores mais avançados.
A primeira chance de perigo ocorreu aos 12 minutos, quando Chico Kim cobrou falta direta, que passou próxima da meta de Tiago Volpi. Cinco minutos depois, em jogada que novamente começou com Chico, o Ju conseguiu descontar. O passe do sul-coreano foi dominado Michel Macedo, que cruzou rasteiro para Sorriso. No meio da área ele completou para o gol e diminuiu o placar.
Porém a empolgação da redução da desvantagem durou pouco. Aos 21 minutos, Miranda fez um lançamento no campo de defesa e encontrou Luciano às costas de Rafael Forster, desatento na marcação. O atacante são-paulino tocou na saída de Douglas, que ainda tocou na bola, mas não evitou o 3 a 1 do São Paulo.
No tudo ou nada, Jair Ventura mandou a campo Bruninho e Rafael Bilu nos lugares de Guilherme Castilho e Rafael Forster. Desse modo, Capixaba foi para a lateral-esquerda e William Matheus para o miolo da zaga. Sem eficiência, a última cartada foi o atacante Roberson, aos 37min. No entanto, foi o São Paulo quem controlou a posse de bola no ataque e impediu ataques do Papo, administrando o 3 a 1 até o final.
Ficha Técnica
São Paulo 3 x 1 Juventude
Campeonato Brasileiro Série A - 37ª rodada
Local: Morumbi
Data: 06/12/2021
SÃO PAULO
Tiago Volpi; Igor Vinicius, Arboleda, Miranda e Reinaldo (Léo, 37'2º); Liziero (Gabriel Neves, 20'/2º), Nestor e Igor Gomes; Luciano (Marquinhos, 30'/2º), Rigoni (Juan, 37'2º) e Calleri (Benitez, 37'2º)
Técnico: Rogério Ceni
JUVENTUDE
Douglas; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster (Rafael Bilu, 28'2º) e William Matheus; Dawhan (Roberson, 37'2º), Jadson (Capixaba, int), Guilherme Castilho (Bruninho, 28'2º) e Chico; Sorriso e Ricardo Bueno (Wescley, 38'/1º) Técnico: Jair Ventura
Gols: Luciano, duas vezes, e Calleri (SP); Sorriso (Ju)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa), auxiliado por Éder Alexandre e Tiaggo Labes, e o árbitro de vídeo Rodrigo Dalonso Ferreira
Cartões Amarelos: Luciano, Arboleda, Léo, Liziero (SP); Rafael Forster, Capixaba e William Matheus (Ju)