A decolagem gremista no Brasileirão tem um fato curioso. Invicto na competição há cinco rodadas, Renato Portaluppi não utilizou o time titular nos últimos três jogos, que terminaram com vitórias sobre Athletico-PR, Bragantino e Fluminense.
Nestes três confrontos, o treinador do Grêmio rodou seu grupo de jogadores. Na única partida em casa, contra o Bragantino, da considerada equipe ideal, apenas Vanderlei, Orejuela, Matheus Henrique, Maicon, Pepê e Diego Souza estavam entre os 11 iniciais.
Nos dois jogos fora da Arena, contra Athletico-PR e Fluminense, a utilização dos titulares foi ainda menor. Em Curitiba, Orejuela e Lucas Silva, que hoje ocupa a vaga de Maicon, estiveram desde o começo, e Pepê entrou na etapa final. No Maracanã, Orejuela, Matheus Henrique, Jean Pyerre e novamente Pepê entraram em campo desde o primeiro minuto.
Com os resultados positivos e o crescimento na tabela de classificação do Brasileirão, a fórmula tem se mostrado eficaz. Em meio a estas partidas, sempre com os titulares, o Grêmio superou o Juventude, abriu vantagem diante do Cuiabá na Copa do Brasil e embalou uma sequência de nove jogos sem perder. São seis vitórias consecutivas.
— É uma sequência muito boa. Não é fácil disputar três competições ao mesmo tempo, ainda mais sem perder. É importante para dar confiança ao grupo. Estamos jogando um confronto de 180 minutos contra o Cuiabá. Conseguimos uma pequena vantagem nesses primeiros 90 minutos, mas não tem nada garantido. Tivemos dificuldades, mas conseguimos a vitória — disse Renato, após o 2 a 1 diante do Cuiabá, na última quarta-feira.
Mesmo a perspectiva de ingresso no G-6 do Brasileirão já nesta rodada não deverá alterar a ideia de preservar, contra o Ceará, aqueles que estejam com um desgaste maior. Os desfalques certos são os selecionáveis Kannemann, Orejuela e Pinares, que participam das Eliminatórias da Copa do Mundo, além de Maicon, que sentiu lesão muscular contra o Juventude, e Alisson, que se lesionou no empate contra o São Paulo.
No empate sem gols no Morumbi, a última em que Renato usou titulares no Brasileirão, Diego Souza cumpriu suspensão automática pro ter sido expulso contra o Botafogo e Jean Pyerre começou no banco de reservas por estar retornando de lesão.
Para o jogo contra o Ceará, neste sábado, alguns jogadores poderão ficar de fora mais uma vez. No gol, Renato pode optar por dar mais uma oportunidade para Paulo Victor, que teve boas atuações contra Athletico-PR e Fluminense. Na zaga, a presença de Pedro Geromel ao lado de David Braz não é certa, já que o capitão gremista está entre aqueles que necessitam de um tempo maior de recuperação. Nas laterais, sem Orejuela, Victor Ferraz seguirá no time, assim como a volta de Diogo Barbosa deve ocorrer na esquerda.
No meio, Lucas Silva tem boas possibilidades de ser mantido. A dúvida é se ao lado de Matheus Henrique, que tem jogado a maioria das partidas, ou de Darlan, que não foi utilizado diante do Cuiabá. Novo camisa 10 da Arena, Jean Pyerre foi titular nos últimos dois jogos e também existe a chance de alguma preservação, já que ele vem de um período de recuperação de lesões musculares. Desta forma, Isaque pode ser utilizado.
Por fim, no ataque, Pepê vem sentindo a maratona de jogos e viagens. Desde o seu retorno, após sofrer um problema muscular nas finais do Gauchão, ele atuou nas últimas 15 partidas que o Grêmio disputou e, mesmo sendo substituído em algumas delas ou entrando no segundo tempo, precisou passar por um exame antes do confronto diante do Cuiabá. Por tudo isso, não será surpresa se o camisa 25 não for escalado por Renato.
Ainda no setor ofensivo, sem Alisson, Ferreira ganhou espaço e deve ter nova oportunidade — até porque Luiz Fernando é cotado para o lugar de Pepê, caso ele seja preservado. Para fechar, o centroavante: artilheiro do time no ano, Diego Souza pode ganhar um tempo maior de recuperação para que o recém-contratado Diego Churín receba uma nova chance e adquira uma maior entrosamento com o grupo.
O treinamento que definirá o time ocorrerá na tarde desta sexta-feira, às 15h30min, no CT Luiz Carvalho. Um provável time para encarar o Ceará e tentar entrar no G-6 tem: Vanderlei (Paulo Victor); Victor Ferraz, Pedro Geromel (Paulo Miranda), David Braz e Diogo Barbosa; Lucas Silva e Matheus Henrique (Darlan); Ferreira, Jean Pyerre (Isaque) e Pepê (Luiz Fernando); Diego Churín.