Durante a coletiva de imprensa após a vitória do Grêmio sobre o Cuiabá, Renato Portaluppi respondeu a uma pergunta sobre a troca de técnicos do Brasil, como nos casos de Coudet no Inter e Domènec no Flamengo. Nada mais pertinente do que saber a opinião do treinador que tem um longo trabalho consolidado no Brasil. Pois esta continuidade do cargo invariavelmente permite que novos recordes sejam alcançados.
Faltam apenas quatro partidas para Renato chegar ao topo do ranking de treinadores que mais comandaram o Grêmio na história. O primeiro da lista é Oswaldo Rolla. A contagem é regressiva: Ceará (Arena), Cuiabá (Arena), Corinthians (Neo Química Arena) e Guaraní-PAR (Defensores del Chacho). Neste último, pelas oitavas de final da Libertadores, o atual técnico gremista consolidará a marca.
Renato Portaluppi, em três passagens pelo Grêmio, soma 379 jogos como treinador. São 196 vitórias, 100 empates e 83 derrotas. O aproveitamento é de 60,5%, sustentado com sete títulos: Libertadores, Copa do Brasil, Recopa, Gauchão (três vezes) e Recopa Gaúcha. Ele é o atual técnico mais longevo do futebol brasileiro, com mais de quatro anos na Arena.
Renato ainda vai precisar de mais tempo para igualar Oswaldo Rolla no número de títulos conquistados. Foguinho foi campeão com o Grêmio 10 vezes. Nos anos 1950 e 1960, ele colecionou cinco taças de Campeonato Gaúcho e cinco de Campeonato Citadino.