O Grêmio abriu vantagem no confronto de quartas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (11), o Tricolor bateu o Cuiabá por 2 a 1, na Arena Pantanal, e colocou um pé na semifinal. Diego Souza e Jean Pyerre marcaram os gols gremistas enquanto Willians Santana anotou para os mandantes. A vitória foi a sexta seguida da equipe tricolor, que atingiu essa marca pela primeira vez desde a chegada de Renato Portaluppi, em setembro de 2016.
Com o placar obtido em Cuiabá, o Grêmio precisa de apenas um empate no jogo de volta, na próxima quarta-feira, às 16h30min, na Arena, para obter a classificação para enfrentar o vencedor do confronto entre Flamengo e São Paulo na semifinal da Copa do Brasil.
Autor do segundo gol gremista, Jean Pyerre não balançava as redes desde o Gre-Nal disputado em Caxias do Sul, em julho. O meia lembrou das dificuldades que passou nos últimos meses com lesões e também com o problema de saúde do seu pai, com covid-19.
— Individualmente, o gol é muito importante por tudo que passei neste ano, de todas as dificuldades que eu tive tanto com lesões e que quase perdi o meu pai. Tive o apoio dos meus companheiros e também mando um abraço para a minha família, que só eles sabem o que sofremos com a situação. Quando acordávamos preocupados para saber se ele havia melhorado. Graças a Deus vencemos o problema do meu pai e também me recuperei das lesões para poder voltar a jogar — disse o meia ainda no intervalo.
A partida na Arena Pantanal teve dois tempos distintos. Se na etapa inicial o Grêmio foi bastante ofensivo e dominou o adversário, Vanderlei impediu o empate na volta do intervalo. Na saída do gramado, o goleiro exaltou a organização do Cuiabá.
— Fizemos um bom jogo. O time do Cuiabá é muito organizado. Nós estudamos muito o time deles. Tivemos alguns contra-ataques, mas não conseguimos marcar e conquistar uma vantagem maior — avaliou.
O técnico Renato Portaluppi valorizou a marca inédita de seis vitórias seguidas no momento em que as competições começam a afunilar. O treinador também exaltou a vantagem, mesmo que pequena, para a partida na Arena.
— Não é fácil você disputar três competições e ter uma invencibilidade. É importante você ter uma sequência de vitórias como essa, que ainda não havia acontecido. Não é fácil jogar aqui e vencemos. Vencemos no domingo o Fluminense pelo Brasileirão. Estamos chegando a um momento decisivo das competições e é importante você estar em um bom momento — analisou Renato, que justificou as dificuldades do Grêmio pela forma de jogar do Cuiabá.
— O adversário jogou por uma bola, muito fechado. Você também não pode se atirar para cima do adversário. Foi difícil, como já era previsto. Não criamos muito, mas fizemos os gols. Teremos mais 90 minutos na Arena, não tem nada garantido, mas qualquer tipo de vantagem que você leva para o segundo jogo é válido — completou.
Antes do jogo de volta contra o Cuiabá, o Grêmio entrará em campo no próximo sábado, às 19h, para enfrentar o Ceará, na Arena, pelo Brasileirão. Defendendo suas seleções nas Eliminatórias, Kannemann e Orejuela seguirão sendo desfalques para Renato Portaluppi.