O Grêmio está nas quartas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira, o Tricolor nem precisou de uma postura muito ofensiva para ganhar novamente do Juventude e garantir a classificação. Thaciano, que entrou no lugar de Isaque no intervalo, fez o gol da vitória de 1 a 0 no Alfredo Jaconi.
Classificado, o Tricolor conhecerá seu adversário na próxima fase da Copa do Brasil no final da manhã desta sexta-feira, quando a CBF realizará o sorteio que definirá todo o chaveamento da competição até a decisão. Além do Grêmio estão também nas quartas de final Flamengo, Inter, São Paulo, Palmeiras, Cuiabá, América-MG e Ceará.
O Grêmio volta a campo no domingo, às 20h30min, para encarar o Fluminense, no Maracanã, na abertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Como o jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil ocorrerá já na próxima semana, a tendência é de que Renato Portaluppi poupe alguns titulares no Rio de Janeiro mesmo que o time de Odair Hellmann seja um adversário direto na briga por vaga no G-6 do Brasileirão.
Após a polêmica na partida contra o Bragantino, na segunda-feira, o volante Maicon foi mantido por Renato Portaluppi como titular. O treinador gremista escalou Cortez no lugar de Diogo Barbosa em uma ideia de fortalecer defensivamente o lado esquerdo. No setor ofensivo, Ferreira e Isaque voltaram à equipe, já que Luiz Fernando e Robinho não podem disputar a Copa do Brasil. No Juventude, sem contar com Renato Cajá e Capixaba, ambos com covid-19, o técnico Pintado optou por Neto e Rafael Silva para iniciar a partida.
Desde o começo do jogo, o Grêmio mostrou uma estratégia de jogar aproveitando a vantagem obtida na Arena com a vitória de 1 a 0 na semana passada. Mesmo diante de um adversário que disputa a Série B do Brasileirão, o Tricolor optou ter menos a posse de bola e atacar nos erros do Juventude.
A matemática e as chances de dar Gre-Nal na Copa do Brasil
CONFIRA NA COLUNA
Assim, a partida foi de poucas jogadas perigosas ao longo do primeiro tempo. Com maior iniciativa, o Juventude não teve força ofensiva para criar chances claras de gol. Com dificuldade para entrar na área gremista, bem protegida por Geromel e Kannemann, o Alviverde insistiu nos chutes de fora da área. Foram três dessa forma, mas nenhum que tenha levado perigo para Vanderlei.
No lado do Grêmio, Ferreira foi o único jogador que destacou na parte ofensiva. O garoto deu as duas primeiras finalizações gremistas no jogo, também sem muito perigo. Aos 39 minutos, o volante Maicon sentiu dores na coxa esquerda e precisou ser substituído. Lucas Silva entrou em seu lugar.
Grêmio foi superior ao Juventude, mas com pouco futebol
CONFIRA NA COLUNA
Logo depois, o Tricolor teve a grande chance da primeira etapa. Matheus Henrique recebeu de Isaque, invadiu a área e acabou travado por Marcelo Carné. A bola sobrou para Diego Souza, que chutou já sem goleiro, mas o zagueiro Nery Bareiro apareceu quase em cima da linha para impedir o gol gremista e manter o placar de 0 a 0 antes do intervalo.
Renato fez mais uma mudança no intervalo: Thaciano no lugar de Isaque. O segundo tempo começou novamente com o Juventude tendo a iniciativa do jogo. O time da casa teve sua primeira grande chance aos 4, quando Neto chutou forte e Vanderlei fez a defesa para impedir o gol.
A boa e a má notícia da classificação previsível do Grêmio
CONFIRA NA COLUNA
O Juventude voltou a ameaçar aos 7. O lateral Igor chutou uma bola sem ângulo e acertou o travessão. A essa altura já se notava Vanderlei aproveitando qualquer oportunidade para fazer cera para esfriar o ímpeto dos mandantes já que o Grêmio não encontrava opções ofensivas para ameaçar nem mesmo no contra-ataque.
Renato não se contentou em manter apenas o 0 a 0 e fez mais uma mudança no setor ofensivo com Jean Pyerre no lugar de Ferreira aos 21. A iniciativa de ter mais a bola para atacar deu resultado. Aos 24, Diego Souza fez o papel de garçom e cruzou na medida para Thaciano, que cabeceou como um centroavante para abrir o placar: 1 a 0.
Passou o favorito entre Grêmio e Juventude
CONFIRA NA COLUNA
Precisando de dois gols para levar a decisão para os pênaltis, o Juventude se desorganizou defensivamente e o Grêmio só não fez o segundo aos 30 graças a duas grandes defesas de Marcelo Carné. O goleiro pegou o chute de Jean Pyerre e teve agilidade para impedir também o gol de Diego Souza no rebote.
Pintado ainda tentou duas trocas com Carlos Eduardo e Marciel nos lugares de Bochecha e Rafael Silva, mas o Juventude não teve força para buscar a reação. O Grêmio confirmou sua classificação para as quartas de final da Copa do Brasil mesmo sem ter feito grande atuação.
Copa do Brasil – Oitavas de final (volta) — 5/11/2020
JUVENTUDE (0)
Marcelo Carné; Igor, Wellington, Nery Bareiro e Eltinho; João Paulo (Jonatas Belusso, 27’/2T), Bochecha (Gabriel Bispo, 33’/2T); Dalberto (Marciel, 21/2T), Neto e Breno; Rafael Silva (Carlos Eduardo, 33’/2T);
Técnico: Pintado
GRÊMIO (1)
Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique (Everton, 40’/2T), Maicon (Lucas Silva, 39’/1T); Ferreira (Jean Pyerre, 22/2T), Isaque (Thaciano, INT) e Pepê; Diego Souza (Churín, 40’/2T)
Técnico: Renato Portaluppi
GOL: Thaciano (G), aos 24 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS: Dalberto (J); Isaque (G).
ARBITRAGEM: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Michael Correia e Luiz Claudio Regazone. VAR: Rodrigo Nunes de Sá (quarteto fluminense).
LOCAL: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Próximo jogo
Domingo, 8/11/2020 — 20h30min
Fluminense x Grêmio
Maracanã — Brasileirão (20ª rodada)