O Grêmio venceu o Athletico-PR de virada, por 2 a 1, no começo da noite deste domingo (25), na Arena da Baixada, pelo Brasileirão. Após terminar o primeiro tempo atrás no marcador por um golaço de Carlos Eduardo, o Tricolor virou na etapa final.
Thiago Heleno, contra, foi o responsável pelo empate, enquanto o garoto Ferreira garantiu a virada aos 41 do segundo tempo. Com a vitória, o Grêmio vai a 24 pontos e fica a apenas três do G-6. O próximo compromisso da equipe de Renato Portaluppi será na quinta-feira diante do Juventude, na Arena, pela Copa do Brasil.
O confronto entre o time reserva do Grêmio e um Athletico-PR, que entrou em campo como antepenúltimo colocado do Brasileirão, foi marcado pela baixa qualidade técnica no primeiro tempo. As duas equipes até demonstraram iniciativa de atacar, mas exageravam nos erros, o que facilitava a vida dos defensores.
Jogando em casa e pressionado a vencer para sair da zona de rebaixamento, o Athletico iniciou atacando mais. Aos dois minutos, Thiago Heleno conseguiu o desvio após escanteio batido por Nikão e mandou para fora. O Grêmio avançou pelo lado esquerdo com Cortez e também conseguiu um tiro de canto na sequência. Após a batida, Rodrigues cabeceou por cima do gol de Santos.
A primeira grande oportunidade da partida veio aos 7 minutos. O veterano Lucho González encontrou Renato Kayzer às costas da defesa gremista em um belo passe. Kayzer, porém, não aproveitou e chutou por cima do gol cara a cara com Paulo Victor.
Aos poucos, o Grêmio conseguiu frear a tentativa de pressão do Athletico-PR e foi tirando o adversário do seu campo. O Tricolor, no entanto, não conseguia criar situações. Luiz Fernando, pelo lado direito, e Thaciano, com muita movimentação atuando com meia central, tentavam encontrar espaços diante da marcação paranaense, mas o time gaúcho só foi ter uma grande chance aos 42 minutos. Após tabelar com Orejuela, Luiz Fernando cruzou na medida para Isaque, que pegou de primeira e mandou pela linha de fundo.
A vitória no Paraná aconteceu em boa hora para o Grêmio
Leia a coluna
A resposta do Athletico veio no lance seguinte e com um golaço. Thiago Heleno teve liberdade para fazer o lançamento para Carlos Eduardo às costas de Orejuela. O atacante invadiu a área, passou por Rodrigues e soltou uma bomba no ângulo, sem chances para Paulo Victor para deixar o Furacão em vantagem no final do primeiro tempo.
Atrás no placar, Renato mandou Pepê a campo na volta do intervalo. O camisa 25 entrou no lugar de Everton. Mas foi o Athletico-PR que teve a primeira oportunidade. Logo aos dois minutos, Renato Kayzer chutou forte de dentro da área e acertou a rede pelo lado de fora.
Apesar do susto inicial, a presença de Pepê deu o esperado maior poder ofensivo ao Grêmio, que passou a pressionar. Aos 5, Thaciano recebeu passe de Lucas Silva e chutou para defesa de Santos. Na sequência, o Tricolor pediu pênalti em uma disputa entre Pepê e Erick na área paranaense, mas o árbitro Flávio Rodrigues de Souza deu apenas escanteio.
Grêmio fez valer a força da camisa contra o Athletico-PR
Leia a coluna
O Grêmio nem precisou reclamar da decisão do árbitro. Pois foi na jogada de escanteio que veio o gol. Após uma segunda tentativa de cruzamento com Luiz Fernando, o goleiro Santos fez a defesa parcial, a bola bateu no zagueiro Thiago Heleno e entrou no gol: 1 a 1.
O empate obrigou o Athletico-PR a se arriscar mais, o que deu espaço para contra-ataque gremista. Com sua velocidade, Pepê começou a causar problemas para os defensores, que eram obrigados a fazer faltas para pará-lo. Apesar do volume, o Grêmio seguiu com dificuldade para criar porque errava demais no último passe. Aos 28, Renato mandou a campo o garoto Ferreira no lugar de um já desgastado Luiz Fernando. Ferreira teve uma chance em sua primeira jogada, mas mandou por cima do gol.
Depois de um ano, Grêmio volta a vencer um jogo de virada no Brasileirão
Leia a coluna
A partida seguiu sem muitas oportunidades até que, faltando quatro minutos para o fim do tempo regulamentar, Ferreira apareceu para decidir o jogo. O garoto aproveitou a falha da defesa após o chutão de Paulo Victor e tocou na saída de Santos para marcar o gol que garantiu a vitória para o Grêmio e a aproximação ao G-6.
Brasileirão — 18ª rodada — 25/10/2020
ATHLETICO-PR (1)
Santos; Erick, Pedro Henrique (Lucas Halter, 34'/2T), Thiago Heleno e Abner; Wellington (Richard, 34'/2T), Christian e Lucho (Jorginho, 21'/2T); Nikão, Carlos Eduardo (Fabinho, 21'/2T) e Renato Kayzer (Walter (40'/2T).
Técnico: Bernardo Franco (interino)
GRÊMIO (2)
Paulo Victor; Orejuela, Rodrigues, David Braz e Cortez; L. Silva (D. Barbosa, 38'/2T) e Darlan; L. Fernando (Ferreira, 28'/2T), Thaciano e Everton (Pepê, INT); Isaque (Ruan, 46'/2T).
Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Carlos Eduardo (A), aos 43 minutos do primeiro tempo; Thiago Heleno (contra, G), aos 9, e Ferreira (G), aos 41 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS: Nikão, Christian (A); Everton (G).
ARBITRAGEM: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Marcelo Van Gasse e Daniel Ziolli. VAR: Márcio Gois (todos de SP).
LOCAL: Arena da Baixada, em Curitiba (PR).
Próximo jogo
Grêmio x Juventude
29/10/2010, 21h30min, quinta-feira