Com nove jogos de invencibilidade, somando Brasileirão (5), Copa do Brasil (3) e Libertadores (1), o Grêmio está em alta nas três competições em que participa. A última derrota do time de Renato Portaluppi foi para o Santos, em 11 de outubro, na Vila Belmiro. Desde então, a tão decantada promessa de "decolagem" feita pelo treinador tem animado o torcedor gremista, que já vê a equipe em condições de brigar pelas primeiras posições do Brasileirão.
Com 30 pontos conquistados, o Tricolor ocupa a oitava colocação e já tem possibilidades de ingressar no G-6, grupo de times que garantirão vaga na edição 2021 da Libertadores, na próxima rodada. Para que isto ocorra, são necessários apenas dois resultados nos jogos que acontecem no próximo sábado (14).
Para figurar entre os seis primeiros colocados, o Grêmio obrigatoriamente terá de derrotar o Ceará, na Arena. Com isso, irá chegar a 33 pontos e oito vitórias — pode alcançar o sexto lugar, desde que o Santos não derrote o Inter na Vila Belmiro.
Quem está mais à frente
Inter (36), Atlético-MG e Flamengo (35) não podem ser alcançados nesta rodada, assim como o São Paulo, que tem 33 pontos e nove vitórias. Mesmo que vença os cearenses e a equipe paulista perca para o Fortaleza, o time gaúcho chegará à mesma pontuação do time do Morumbi, mas com uma vitória a menos. Logo, pelo critério de desempate, seguirá atrás dos comandados de Fernando Diniz.
Quem está ao alcance
Ainda à frente estão Fluminense, quinto, com 32, e Palmeiras, sexto, com 31, que se enfrentarão em São Paulo. Como há um confronto direto, é certo que o Grêmio passará um dos dois em caso de vitória — o perdedor ou, em caso de empate, o time paulista. O Santos também tem 31 pontos.