Após a conquista do tricampeonato gaúcho, no último domingo (30), o Grêmio agora volta suas atenções para o Brasileirão. Com um jogo a menos, o time comandado por Renato Portaluppi soma sete pontos e é o 12º colocado, oito atrás do líder Inter, mas apenas a três do Fluminense, que no momento ocupa a última vaga do G-4.
Mesmo que esteja invicto na competição nacional, o Tricolor tem apenas uma vitória em cinco jogos e vem de uma sequência de quatro empates consecutivos. Para começar recuperar o terreno perdido, precisa derrotar o Sport na próxima quinta-feira, na Arena.
Nas duas últimas temporadas, após a conquista do título estadual, o Grêmio fez suas estreias no Brasileirão e ainda dividiu atenções com a fase de grupos da Libertadores, onde chegou às semifinais nas duas oportunidades.
Em 2018, depois de superar o Brasil-Pel por 4 a 0 e 3 a 0, nos jogos que lhe devolveram a hegemonia no Rio Grande do Sul, o Grêmio voltou a campo seis dias depois de dar a volta olímpica no Estádio Bento Freitas e encarou o Cruzeiro, no dia 14 de abril, em Belo Horizonte.
A partida diante dos mineiros marcou a estreia do atacante André, que havia sido contratado do Sport e era a grande aposta para o ataque. E ele não decepcionou em sua primeira partida: marcou o gol da vitória. A impressão inicial não se confirmou e, dois anos e quatro meses depois, ele deixou Porto Alegre com apenas mais 10 gols marcados em outras 74 partidas disputadas.
O time que derrotou o Cruzeiro naquela tarde de sábado, no Mineirão, teve: Marcelo Grohe; Léo Moura, Paulo Miranda, Kannemann e Cortez; Maicon (Jaílson) e Arthur; Ramiro, Cícero e Everton (Michel); André (Bressan). Do lado cruzeirense, estavam Robinho e Thiago Neves, escalados como titulares por Mano Menezes, e Lucas Silva, que acompanhou o jogo do banco de reservas.
Em 2019, o bicampeonato gaúcho foi conquistado depois de dois empates em 0 a 0 com o Inter e vitória nos pênaltis, com Paulo Victor defendendo três cobranças para se tornar o herói do título. Na sequência, após uma pausa de seis dias, o Grêmio foi ao Paraguai e derrotou o Libertad, por 2 a 0 — dois gols marcados por Everton. Renato mandou a campo, na noite de 23 de abril, a seguinte esquipe: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Michel) e Matheus Henrique; Alisson (Pepê), Jean Pyerre e Everton; André (Diego Tardelli).
A estreia no Brasileirão aconteceu na manhã do domingo, 28 de abril. Na Arena, em uma grande partida, o Tricolor foi superado pelo Santos de Jorge Sampaoli, Vanderlei e Victor Ferraz, por 2 a 1. Everton foi o autor do gol dos gremistas, que jogaram com: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez (Felipe Vizeu); Maicon e Matheus Henrique; Alisson (Diego Tardelli), Jean Pyerre (Luan) e Everton; André.
Nestes dois anos, o Grêmio terminou o Brasileirão em quarto lugar. Em 2018, com 66 pontos, ficou a 14 do campeão Palmeiras. No ano seguinte, com 65, terminou 25 atrás do Flamengo. Nos outros torneios, foi semifinalista da Libertadores, nas duas temporadas, na Copa do Brasil parou nas quartas de final de 2018 e na semifinal do ano seguinte.