As guias para pagamento do IPTU 2025 de Porto Alegre estarão disponíveis a partir do dia 2 de janeiro.
Segundo a prefeitura da Capital, proprietários de imóveis que estiverem cadastrados para receber o documento pelo WhatsApp — no número 51 3433-0156 — e os que optarem por emitir a guia no site do órgão ou no aplicativo 156+POA terão acesso ao documento.
Já quem tiver o e-mail cadastrado no site do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) começará a receber a guia na caixa de correio eletrônica ao longo da primeira semana do ano.
Quem pagar o tributo em cota única até o dia 7 de fevereiro terá descontos que podem chegar a 11% para pessoas físicas:
- Desconto fixo de 5% — a quem antecipar o pagamento em cota única;
- Desconto de 3% — a pessoas físicas que não possuem dívidas com a prefeitura;
- Desconto de até 3% — a quem incluiu o CPF em notas fiscais de serviços eletrônicas (NFSE) emitidas entre 1º de dezembro de 2023 e 30 de novembro de 2024; sendo 3% para quem tem mais de 24 notas, 2% para quem tem de 13 a 24 e 1% para quem tem de sete a 12 NFSE.
Para obter o desconto de NFSE, valem notas emitidas em serviços como academias, salões de beleza, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios de análises clínicas e de imagens, escolas, universidades, cursos, oficinas mecânicas, contratação de projetos, serviços de engenharia e decoração, hotéis, cinemas, teatros, shows, casas de festas, escritórios contábeis e jurídicos, além de estacionamentos.
Os contribuintes de Porto Alegre podem conferir o número de notas fiscais de serviço atribuídas ao seu número de CPF e acompanhar o placar do desconto para o IPTU 2025 neste link.
Os imóveis em nome de pessoa jurídica, por outro lado, além dos 5% de desconto fixo por antecipação, poderão ter mais 4% se estiverem em conformidade com suas obrigações fiscais.
Como calcular o IPTU 2025 em Porto Alegre
Zero Hora criou uma calculadora que simula o valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Com ela, é possível saber o valor aproximado do imposto no próximo ano.
Para calcular o IPTU 2025, o contribuinte precisa saber o valor venal do imóvel. Essa informação pode ser consultada neste link, que detalha como o IPTU de cada imóvel é calculado, ou ainda pela guia do imposto de anos anteriores.
Parcelamento
Quem optar pelo parcelamento poderá pagar o tributo em até 10 vezes, com vencimentos mensais de março a dezembro de 2025. A adesão ao parcelamento é feita de forma automática, assim que o indivíduo pagar a primeira parcela, com vencimento em 10 de março.
Os vencimentos serão nas seguintes datas:
- 10 de março;
- 8 de abril;
- 8 de maio;
- 9 de junho;
- 8 de julho;
- 8 de agosto;
- 8 de setembro;
- 8 de outubro;
- 10 de novembro;
- 8 de dezembro;
Como emitir as guias
As guias podem ser emitidas no site da Prefeitura de Porto Alegre, via WhatsApp (no número 51 3433-0156) ou então através do aplicativo 156+POA, que pode ser baixado nas lojas oficiais para Android ou Apple.
É necessário fornecer a inscrição do imóvel e o CPF ou CNPJ do proprietário. O número da inscrição pode ser consultado no site da prefeitura.
Impacto da enchente
A enchente que devastou o Estado em maio terá impacto no pagamento do IPTU deste ano na Capital. Para os atingidos diretamente pela cheia, além da isenção das parcelas do tributo entre maio e dezembro, quem já havia realizado o pagamento integral antecipado em 2024 receberá até 80% do valor pago como crédito para o pagamento de 2025.