Menos de 24 horas depois de conquistar a América, o Flamengo nem precisou entrar em campo para se sagrar campeão brasileiro. O empate por 4 a 4 com o Vasco, válido pela 34ª rodada, já havia sido disputado há duas semanas. Neste domingo (24), o clube carioca contou com a derrota do Palmeiras para o Grêmio, em casa, para conquistar o título de maneira antecipada.
De quebra, com o resultado obtido em São Paulo, o Tricolor se garantiu matematicamente na Libertadores de 2020. Quem não conseguiu aproveitar sua chance foi o Inter, que, ao tropeçar em casa diante do Fortaleza, seguiu em sétimo lugar no Brasileirão, lutando por uma vaga direta no torneio continental do ano que vem.
Palmeiras 1x2 Grêmio
Toda a emoção que faltou no primeiro tempo, encerrado em 0 a 0, sobrou nos minutos finais do jogo. Everton abriu o marcador aos 23 minutos do segundo tempo, após sofrer pênalti que ele mesmo converteu. Porém, aos 37, Cortez derrubou Dudu na área. Coube ao volante Bruno Henrique deixar tudo igual. Já nos acréscimos, Pepê decretou a vitória gremista em cavadinha sobre o goleiro Weverton.
Os três pontos garantiram os comandados de Renato Portaluppi em mais uma Libertadores. Nas quatro rodadas restantes, a briga será por uma vaga direta na fase de grupos.
Santos 4x1 Cruzeiro
Além dos flamenguistas, que festejaram o título graças ao jogo disputado no Allianz Parque, os santistas também comemoraram a derrota palmeirense. Isso porque, um dia antes, o time treinado por Jorge Sampaoli goleou o Cruzeiro por 4 a 1, na Vila Belmiro, e assumiu a vice-liderança.
Os cruzeirenses chegaram a sair na frente, com Orejuela, mas Marinho, Sasha, Soteldo e Diego Pituca protagonizaram a virada dos donos da casa. Quem fica em más condições agora é o time de Minas, que, caso o Fluminense vença o CSA nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, voltará para o Z-4.
Inter 2x2 Fortaleza
Já o Inter, que ainda luta para garantir presença na Libertadores do ano que vem, não conseguiu sair de um empate com o Fortaleza, no Beira-Rio. O resultado poderia ter sido ainda pior caso o goleiro Marcelo Lomba não tivesse defendido um pênalti nos minutos finais.
Em nenhum momento da partida o Colorado conseguiu estar à frente do marcador. Saiu perdendo logo aos sete minutos, com gol de Osvaldo, e só foi empatar aos 42, com Guerrero. Após o intervalo, sofreu outro gol, desta vez dos pés do lateral Tinga, ex-Grêmio. E só não perdeu porque novamente Guerrero, em bela cabeçada após cobrança de escanteio, igualou tudo em 2 a 2.
Ceará 1x1 São Paulo
E os colorados não podem sequer reclamar dos demais jogos da rodada. O São Paulo, por exemplo, deixou escapar uma vitória que parecia certa no Castelão. O time vencia por 1 a 0, com gol de Vitor Bueno, até os 50 minutos do segundo tempo, quando Felipe Baixola decretou o empate para o Ceará.
O placar de 1 a 1 mantém a distância de três pontos dos são-paulinos, na sexta colocação, para o Inter, em sétimo lugar.
Botafogo 1x0 Corinthians
Além disso, a equipe de Zé Ricardo também não foi ultrapassada pelo Corinthians, que perdeu para o Botafogo, no Engenhão. O único gol da partida foi anotado pelo experiente Diego Souza, ainda no primeiro tempo.
Graças a isso, os corintianos estacionaram nos 50 pontos, permanecendo em oitavo lugar.
Goiás 4x3 Bahia
É melhor os atuais componentes do G-8 abrirem o olho com quem vem de trás. O Goiás venceu mais uma neste domingo. Em jogo emocionante disputado no Serra Dourada, os donos da casa bateram o Bahia por 4 a 3.
Rafael Moura, Michael, Gilberto e Marlone marcaram os gols do time goiano, que subiu para os 46 pontos e, na próxima rodada, visitará o próprio Inter no Beira-Rio.
Atlético-MG 0x1 Athletico-PR
Outra equipe que merece destaque pela arrancada nesta reta final é o Athletico-PR. Desde que venceu a Copa do Brasil, e mesmo após a saída do técnico Tiago Nunes, os paranaenses perderam apenas uma vez. A vítima mais recente foi o Atlético-MG, que, no Mineirão, acabou derrotado por 1 a 0. Vitinho marcou o único gol do jogo, aos 42 minutos da etapa complementar.
Avaí 0x1 Chapecoense
Já a Chapecoense tenta de todas as formas escapar do descenso. Neste domingo, o time do interior catarinense foi a Florianópolis e bateu o já rebaixado Avaí por 1 a 0, com gol de Everaldo. Apesar do resultado, a missão é muito complicada, pois será preciso tirar oito pontos de diferença nas quatro rodadas que restam para, enfim, deixar o Z-4.