A seleção do Campeonato Gaúcho 2020 foi revelada em premiação virtual na noite desta segunda-feira (31), em novo formato para a tradicional cerimônia dos melhores do Gauchão. Devido à pandemia, a festa deu lugar a uma transmissão do ge.globo/rs. O evento foi conduzido pela dupla Kelly Costa, repórter e apresentadora, e Luciano Périco, narrador e apresentador, com os comentários de Maurício Saraiva.
A seleção do Gauchão tem quatro jogadores do tricampeão Grêmio, três do vice Caxias, outros três do Inter e um do Novo Hamburgo. O craque é Everton, que jogou a competição pelo Tricolor. O vencedor do prêmio bucha é o outro Everton gremista, que veio do São Paulo depois da saída do Cebolinha, pelo golaço na final contra o Caxias, no Centenário.
O primeiro dos 11 melhores da competição é o goleiro Marcelo Pitol, do Caxias, 38 anos, finalista em seu 14º campeonato gaúcho.
— Dessa vez consegui o troféu. Um título individual, mas que passa pelo Laércio, Thiago, todos zagueiros, o time no geral — reconheceu, agradecendo:
— Isso vai ficar gravado no meu coração por muitos e muitos anos. Obrigado, Caxias. Torcedor, estou feliz por receber essa pequena homenagem num grande clube.
O lateral-direito também é do Caxias. Ivan, estreante neste Estadual, foi destaque da equipe de Rafael Lacerda com gols e assistências importantes.
A dupla de zaga é da Capital. Geromel, do Grêmio, e Victor Cuesta, do Inter, se somam para compor a defesa central. Pela esquerda, Zé Mário, do Novo Hamburgo, completa a zaga.
No meio de campo, a dupla Gre-Nal também se combina, mas com a presença de um camisa 10 da Serra. Os volantes são o gremista Matheus Henrique e o colorado Edenilson. Na armação, Diogo Oliveira, do Caxias, aparece ao lado de Thiago Galhardo, do Inter.
O ataque é tricolor e começa por Everton, ex-Grêmio. O "Cebolinha", atualmente no Benfica, também foi eleito o craque do torneio.
— Muito feliz de fazer parte da seleção e ser eleito o craque. Queria agradecer aos meus amigos, ao Grêmio e torcedores. Sigo na torcida — disse o atacante, em vídeo.
Com ele, na frente, o artilheiro da competição: Diego Souza.
— Queria agradecer aos meus companheiros, ao Grêmio, à Federação, por isso aqui, melhor centroavante e goleador. Sem meus companheiros e família, nada seria possível. Obrigado! — declarou o camisa 29 em vídeo, com suas duas taças em mãos.
A cerimônia também premiou Rafael Lacerda, do Caxias, como melhor técnico, Leandro Vuaden como melhor árbitro, e Mauricio Penna como melhor assistente. Paulo Cesar Santos, presidente do Caxias, foi eleito o melhor dirigente do Estadual.
— Se pudéssemos, acho que os 12 dirigentes da primeira divisão mereceriam um reconhecimento e homenagem da Federação Gaúcha de Futebol. O trabalho deles, pelo desprendimento ao colocar de lado os interesses pessoais pensando no bem de cada time, nos ajudou a chegar à decisão do campeonato em campo com a bola rolando — reconheceu Luciano Hocsman, presidente da FGF, agradecendo a cooperação dos envolvidos na disputa.