Sete meses, 16 jogos e 10 gols depois de ser anunciado como reforço do Grêmio, Diego Souza é uma afirmação na temporada gremista. O artilheiro do Gauchão 2020 com nove gols, é, segundo o técnico Renato Portaluppi, um dos líderes do grupo. Foi o próprio Renato quem pediu a vinda do atacante para a Arena no começo da temporada. Ele diz que o presidente Romildo e as lideranças do vestiário também queriam a contratação do jogador de 34 anos.
— Muita gente achando que ele não tinha ido bem no São Paulo e no Botafogo, mas aqui a gente sabia que ele daria conta do recado. Encontraria um grupo que iria abraçá-lo e todas as condições de trabalho — contou Renato, em entrevista após a derrota para o Caxias, neste domingo (30).
Diego Souza atuou em apenas uma das duas partidas finais do Gauchão. Marcou o gol do título na Arena, e tinha sido decisivo em pelo menos outros três jogos do segundo turno. Além disso, garantiu a vitória no Gre-Nal do Beira-Rio, na semifinal do primeiro turno.
Após a derrota para o Caxias que deu o título ao Tricolor, Diego Souza ofereceu a camiseta 29 utilizada na partida à Renato. O técnico relatou o fato na coletiva.
— Eu falei pra ele: te agradeço, mas tu veio para o Grêmio para fazer gols. Graças a Deus tu estás fazendo — comentou Renato: — Este ambiente que temos aqui que faz com que o jogador cresça de produção e se sinta à vontade.
A entrevista começou com o centroavante participando do tradicional banho pós-título na sala de imprensa da Arena. Diego foi o último a deixar o espaço. Demorou porque enrolava um cachecol do Grêmio no pescoço de Renato, que se queixava de frio enquanto algum jogador sugeriu que tomasse um remédio para gripe.
— Tu vai ficar bem — disse Diego a Renato
— Juro por Deus que eu falei para não fazer, os caras que quiseram — brincou o artilheiro.