A cerimônia protocolar de premiação do Gauchão 2020 foi a primeira do presidente da Federação Gaúcha de Futebol ocupando este cargo. Tem muito a ver com a atuação de Luciano Hocsman a conclusão da disputa com todos os jogos realizados, apesar de todas as anormalidades enfrentadas. O próprio evento de entrega de medalhas e da taça aos vencedores foi adaptado, com muito menos pessoas no palco.
Foi o próprio Hocsman e o presidente gremista Romildo Bolzan Júnior que fizeram as entregas dos prêmios. Chamou a atenção que no abraço do presidente da federação com o técnico Renato Portaluppi houve uma pequena conversa ao pé do ouvido. O treinador gremista fez questão de dizer algumas coisas ao dirigente.
Renato agradeceu o empenho da entidade, parabenizou aquele que foi o comandante no processo de conclusão no Gauchão e disse o quanto considerou importante para o futebol gaúcho que o campeonato tivesse sido concluído dentro do que previa o regulamento. Por fim, houve uma promessa, cumprida logo em seguida:
— Pode ficar tranquilo, presidente. Vou te dar uma moral daqui a pouco na entrevista.
Realmente Renato, minutos depois, fez o registro de sua satisfação com a organização do Gauchão e reconheceu o empenho de Luciano Hocsman publicamente.