Ao mesmo tempo em que disse considerar normais as provocações em Gre-Nais, o diretor de futebol do Grêmio, Alberto Guerra, estranhou o fato de o Inter ter ido além disso em sua tentativa de ganhar o jogo de domingo (9), no Beira-Rio.
Como exemplo, citou os maus tratos sofridos pela torcida do Grêmio na chegada ao estádio, a falta de Zeca sobre Alisson no primeiro lance, a qual, no seu entendimento, já merecia cartão amarelo, o chute desferido por um jogador do Inter no segurança Fernandão e agressões sem bola de Jonatan Alvez em Cícero e Pottker em Cortez. Ele se diz surpreso porque, na súmula do árbitro Péricles Bassols Cortez, apenas Renato Portaluppi e Maicon são citados como responsáveis pelo tumulto.
— Me surpreende essa inversão de valores. Parece que o Grêmio começo tudo. Uma coisa é fazer brincadeiras dentro do nosso vestiário (as provocações ao Inter após os títulos). Outra é apontar o dedo na porta do vestiário, com muitas pessoas que não são do futebol provocando nossos jogadores.
André Zanotta afirma que o Grêmio agirá junto à CBF e comissão de arbitragem para saber as circunstâncias que determinaram a citação de Renato e Maicon na súmula. Ele assegura que o capitão do Grêmio apenas respondeu ao ser provocado. Quanto a Renato, conforme o executivo, tentou apenas apaziguar os ânimos e, ao dirigir-se ao vestiário do Inter, buscava parabenizar o técnico Odair Hellmann.
Dois dias após o Gre-Nal 417, ao dar sua versão sobre o tumulto que se sucedeu ao clássico do Beira-Rio, Maicon, capitão do Grêmio, fez ferver ainda mais o caldeirão e deixou claro que o bate-boca está longe de ter um final. Ao responder a Rodrigo Dourado, capitão do Inter, que o criticou por falar "gracinhas" sem sequer ter jogado, Maicon debochou do jogador colorado, a quem se referiu como "pé duro".
O que disse Dourado domingo (9)
"Maicon jogou hoje? Não vi ele em campo. Primeiro, tem que jogar para depois falar gracinhas. Tomei duas injeções para jogar, não fujo do Gre- Nal. Ganhamos o jogo".
O que respondeu Maicon terça-feira (11)
"Não sei quem é Dourado. Ganhou o quê para falar de mim? Onde ele estava no Gre-Nal dos 5 a 0? Eu estava dentro da Arena. Onde ele estava no 2 a 1? Eu estava dentro do Beira-Rio. Onde ele estava no mata-mata, 3 a 0? Como eu vou correr de clássico? Ele disse que tomou duas injeções, eu tomo mais injeção do que bebo água. Não conheço Dourado. E manda os fisioterapeutas calibrarem o pé duro dele"