O Gauchão terá, neste sábado (20) o início da sua 1ª rodada. Serão jogos no sábado e outros dois no domingo (21). Atual campeão, o Grêmio abre a competição contra o Caxias, o vice de 2023. O jogo será no Centenário, às 16h30min. O Inter recebe o Avenida, no domingo, com portões fechados.
Os jogos de domingo (21)
Guarany-Ba x Ypiranga
O Guarany de Bagé foi vice-campeão da Divisão de Acesso do ano passado depois de ser rebaixado em 2022. Já o Ypiranga esteve na semifinal do Gauchão de 2023, quando foi eliminado para o Grêmio. O clube disputa a Série C do Brasileirão.
Os resultados de sábado (20)
No primeiro jogo da competição, o Grêmio até saiu na frente, mas acabou levando a virada. O Tricolor abriu o placar logo aos sete minutos, com Gustavo Martins. O zagueiro completou de cabeça cruzamento de Reinaldo. No segundo tempo, o Caxias empatou aos 16 minutos. Tomas Bastos ficou com o rebote após Vitor Feijão acertar o travessão defendido por Caíque e não desperdiçou a oportunidade. A virada veio aos 33 minutos, quando Álvaro desarmou Rodrigo Ely, progrediu e finalizou na saída de Caique. Veja os melhores momentos da partida.
Em jogo disputado na Montanha dos Vinhedos, o Juventude estreou no Gauchão com vitória por 1 a 0 sobre o Santa Cruz - que não pode estrear em casa por punição. O gol da equipe caxiense foi marcado logo aos oito minutos de partida. Caíque cortou a bola na intermediária, Lucas Barbosa se aproveitou e deixou Erick na cara do gol. Na saída de Pitol, o centroavante alviverde não perdoou e colocou a bola por baixo, no canto direito.
O duelo no Passo d'Areia terminou empatado e foi marcado pelo primeiro gol de pênalti no Gauchão 2024. Aos 27 minutos da etapa inicial, Diogo Sodré abriu, da marca da cal, o placar para o São Luiz. O empate do São José ocorreu aos 26 minutos do segundo tempo, quando Renê completou para o fundo da rede bola levantada na área por Alessandro, em cobrança de falta.
Brasil de Pelotas 0x0 Novo Hamburgo
No Bento Freitas, Brasil de Pelotas e Novo Hamburgo protagonizaram o primeiro 0 a 0 do Gauchão 2024. Foi um jogo de pouca criatividade no Bento Freitas, evidenciado pelo resultado zerado.
O Colorado contou com um gol do meia-atacante Wanderson, no segundo tempo, para superar o Avenida, no Beira-Rio. No primeiro tempo, o time de Eduardo Coudet enfrentou dificuldades para furar a defesa da equipe de Santa Cruz do Sul e quase foi surpreendido. No entanto, aumentando a força ofensiva na segunda etapa, o 1 a 0 foi construído em uma troca de passes que começou com os zagueiros e chegou aos jogadores de ataque, aos 24 minutos do segundo tempo.