O Gauchão de 2024 começou com tropeço para o Grêmio. No Centenário, e com uma tarde de muita chuva e gramado pesado, a busca pelo heptacampeonato teve início com derrota. O Tricolor sofreu na parte física após entrar em campo com apenas 11 dias de pré-temporada. Foi assim que levou a virada do Caxias e foi derrotado por 2 a 1 em sua estreia na temporada. Gustavo Martins abriu o placar nos minutos iniciais do primeiro tempo, mas Tomas Bastos e Alvaro garantiram a virada para a equipe da Serra na segunda etapa, no sábado (20).
Renato começou o ano com uma primeira escalação sem muitas surpresas. Caíque foi confirmado no gol. João Pedro, Gustavo Martins, Rodrigo Ely e Reinaldo formaram a primeira linha de defesa. No ataque, o primeiro reforço apareceu. Soteldo começou o Gauchão como titular do lado esquerdo. Villasanti e Pepê foram a dupla de volantes, com Galdino e Cristaldo completando o setor. João Pedro Galvão recebeu a chance de ser o centroavante para o início do campeonato.
Com apenas três minutos de partida, o Grêmio assustou. Cristaldo lançou a bola na área em cobrança de falta e Gustavo Martins cabeceou com perigo ao gol de Volpi com três minutos. Após assustar, a jogada se repetiu com melhor resultado alguns minutos depois. Reinaldo recebeu a bola em escanteio curto e cruzou, o jovem de 21 anos ganhou pelo alto e acertou o canto do gol do Caxias para marcar o primeiro gol do Grêmio em 2024.
Após levar o gol, a equipe da Serra deu seus primeiros sinais de reação. O Caxias aproximava jogadores do lado esquerdo de ataque e conseguia vantagem sobre a marcação de João Pedro. Os cruzamentos, no entanto, não encontravam Álvaro em boas situações de finalizar. A primeira intervenção de Caíque aconteceu apenas aos 18 minutos para segurar uma bola lançada na área após cobrança de falta.
O Grêmio perdeu ainda uma grande chance de ampliar o placar. Soteldo passou facilmente por dois marcadores e cruzou na medida para J.P. Galvão, mas o centroavante errou o cabeceio completamente livre, aos 21 minutos. A partir do desperdício, o Caxias começou a tomar conta da partida. A vantagem física ficou evidente para os donos da casa. Apesar do domínio, só conseguiu criar uma chance de jogo.
Feijão quase empatou na parte final do primeiro tempo, com 39 minutos. O atacante aproveitou falha de João Pedro e cabeceou firme, completando cruzamento de Matheus Rocha. Caíque se atirou na bola e empurrou a bola para a linha de fundo. A equipe do Caxias deixou a gramado ainda reclamando de pênalti não marcado de Rodrigo Ely em Alvaro, nos acréscimos.
Renato resolveu fazer uma troca na volta para o segundo tempo. Nathan Fernandes voltou na vaga de Galdino. O jovem teve grande chance de ampliar a vantagem gremista. O atacante recebeu a bola atrás da linha de defensores, driblou o goleiro e se desequilibrou. Renato e os jogadores do Grêmio pediram pênalti, mas o juiz mandou a partida seguir.
As derrotas do Grêmio em estreias no Gauchão
Confira a coluna
Melhor condicionado, o Caxias aproveitou para pressionar o Grêmio. E a pressão deu resultado. Após ameaçar duas vezes aos 14, a equipe da Serra empatou o jogo aos 15 minutos. Tomas Bastos aproveitou o rebote de uma bola chutada por Vitor Feijão no travessão e cabeceou para o gol.
Renato mandou Nathan no lugar de Cristaldo para dar novo fôlego ao meio-campo gremista. O técnico colocou ainda Besozzi e Dodi em campo, aos 25, nos lugares de João Pedro Galvão e Pepê. Nathan Fernandes virou o centroavante, com o argentino na direita e Soteldo aberto na esquerda.
Só que uma falha grave de Rodrigo Ely custou caro ao Grêmio. O zagueiro errou ao tentar um domínio no meio de campo e deu a bola nos pés de Alvaro, que bateu na saída de Caíque para fazer a virada do Caxias no Centenário. O Tricolor também teve uma falha da defesa adversário a seu favor, mas Reinaldo desperdiçou a chance. O lateral invadiu a área e bateu cruzado de pé direito, mas errou a pontaria.
Fabio entrou no lugar de João Pedro aos 44 minutos e criou uma boa oportunidade. O lateral encontrou Nathan Fernandes, que bateu em cima de Volpi. No rebote, Reinaldo arriscou de fora da área e perdeu.
O que dizer dos quatro pênaltis reclamados na derrota do Grêmio contra o Caxias
Confira a coluna
A chance com o lateral-esquerdo foi a última oportunidade de buscar o empate. O próximo compromisso do Grêmio é nesta quarta-feira, às 21h30min, na Arena. O Tricolor recebe o São José em busca de recuperação no Gauchão.
O próximo compromisso do Grêmio é nesta quarta-feira (24), às 21h30min, na Arena. O Tricolor recebe o São José em busca de recuperação no Gauchão.
FICHA TÉCNICA
Gauchão
1ª rodada — 20/1/2024
Caxias (2)
Fabian Volpi; Matheus Rocha, Alisson, Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba (Pedro Cuiabá, 30'/2ºT), Elyeser (Emerson Martins, 30'/2ºT) e Tomas Bastos; Robinho (Galvan, 21'/1ºT), Álvaro e Vitor Feijão (Gabriel Silva, 39'/2ºT). Técnico: Gerson Gusmão
Grêmio (1)
Caíque; João Pedro (Fabio, 44'/2ºT), Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Besozzi, 25'/2ºT) e Cristaldo (Nathan, 16'/2ºT); Galdino (Nathan Fernandes, INT), João Pedro Galvão (Dodi, 25'/2ºT) e Soteldo. Técnico: Renato Portaluppi
- GOLS: Gustavo Martins (G) aos 3min do 1º tempo; Tomas Bastos (C), aos 15min, e Alvaro (C), aos 31min, do 2º tempo.
- CARTÕES AMARELOS: Tomas Bastos, Elyeser, Barba, Matheus Rocha (C); Galdino, Villasanti (G)
- CARTÕES VERMELHOS: Matheus Rocha (C)
- ARBITRAGEM: Rafael Klein, auxiliado por Tiago Augusto Kappes e André Bitencourt.
- PÚBLICO: 8.157 (7.453 pagantes)
- RENDA: R$ 346.690,00
- LOCAL: Estádio Centenário, Caxias do Sul
Próximo jogo
Quarta-feira, 24/1 — 21h30min
Grêmio x São José
Arena do Grêmio — Gauchão (2ª rodada)