A primeira amostragem do Juventude de Roger Machado no Gauchão foi positiva. A equipe demonstrou bom toque de bola, sobretudo nos primeiros 20 minutos de partida. No final, vitória alviverde sobre o Santa Cruz, por 1 a 0, na primeira rodada do Campeonato Gaúcho 2024. O gol foi marcado pelo centroavante Erick Farias, logo aos oito minutos. A partida foi disputada no Estádio Montanha dos Vinhedos.
O time entrou em campo bastante desfalcado. Além de Nenê e Taliari, o comandante alviverde perdeu Rildo, Ewerton e Lucas Wingert, lesionados; além de Popó não inscrito com antecedência.
Na segunda rodada, o Ju volta a campo na quarta-feira (24), diante do Guarany de Bagé. A partida também ocorre em Bento Gonçalves, mas desta vez o mando de campo será do Verdão.
Gol e desempenho
A primeira investida do Verdão quase resultou em gol. João Lucas tabelou com Jadson e cruzou na área. Erick Farias escorregou e pegou mal na bola, perdendo a chance. Aos oito minutos, Caíque cortou a bola na intermediária, Lucas Barbosa se aproveitou e deixou Erick na cara do gol. Na saída de Pitol, o centroavante alviverde não perdoou e colocou a bola por baixo, no canto direito: 1 a 0.
E o segundo só não veio na saída de bola porque Pitol salvou. João Lucas recebeu com liberdade na direita e chutou forte para intervenção do goleiro do Santa Cruz. Substituto de Thiago Couto, o goleiro Renan só foi testado aos 23 e se saiu bem. Netto roubou a bola e rolou para Hugo Almeida na área. O ex-centroavante do Ju chutou cruzado, mas o camisa 1 espalmou a bola pra frente.
O Juventude controlou o jogo no restante do primeiro tempo, mas deu mais espaços para a equipe adversária atacar. Mesmo assim, quem levou mais perigo foi a equipe de Roger. Aos 43, Jean Carlos rolou para Edson Carioca, na entrada da grande área. O atacante bateu forte no canto e a bola tirou tinta da trave. Foi o último lance com algum perigo antes do intervalo.
— A gente vem de uma pré-temporada que, querendo ou não, foi curta. Feliz em poder abrir o placar. Tivemos chances de ampliar, mas o jogo se tornou perigoso no final do primeiro tempo. A equipe de Santa Cruz teve algumas chances — avaliou Erick na saída de campo.
Pênalti perdido não fez falta
As duas equipes voltaram do intervalo sem mudanças. E o Santa Cruz só não empatou logo aos quatro minutos, porque Renan brilhou. Marcos Martins levantou a bola na pequena área e Alagoano cabeceou; o goleiro alviverde, com a ponta dos dedos, mandou a bola pra escanteio.
A resposta alviverde veio com Edson Carioca. O atacante ganhou a dividida na linha de fundo e tocou para Alan Ruschel bater de esquerda; Pitol defendeu em dois tempos.
Aos 19, Jean Carlos faz boa jogada e toca para Jadson. O volante foi derrubado por trás por Márcio Jonatan dentro da área: pênalti. Na cobrança, o capitão Alan Ruschel tentou tirar demais do canto esquerdo de Pitol e a bola foi pra fora.
Com o desgaste de uma curta pré-temporada, as primeiras mexidas de Roger ocorreram em seguida. Entraram Kelvi, Oyama e Kleiton. Do outro lado, Paulo Henrique Marques respondeu com duas alterações: Rickelmy e Pablo Bueno deram um novo gás ao ataque.
Com as trocas, a partida ficou mais aberta e os dois goleiros tiveram que trabalhar. Renan e Pitol defenderam os arremates de Netto e Alan Ruschel. O chute de Pablo Bueno e a cabeçada pra trás de Kelvi quase deram a igualdade ao placar. Mas o time alviverde soube administrar no final e saiu de campo com os primeiros três pontos no Gauchão.
Ficha técnica:
Santa Cruz 0x1 Juventude
Gauchão 2024 - 1ª rodada
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
SANTA CRUZ
Marcelo Pitol; Marcos Martins, Alagoano (Jefferson, 30/2º) , Thiago Salles e Bruno Collaço; Amaral, Daniel Pereira (Amorim, 42/2º) e Rafael Mineiro (Rickelmy, 24/2º); Marcio Jonatan (Pablo Bueno, 24/2º), Netto e Hugo Almeida. Técnico: Paulo Henrique Marques
JUVENTUDE
Renan; João Lucas (Kelvi, 24/2º), Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque (Oyama, 24/2º), Jadson e Jean Carlos (Mandaca, 42/2º); Lucas Barbosa (Kleiton, 24/2º), Edson Carioca (Ruan, 30/2º) e Erick Farias. Técnico: Roger Machado
Gol: Erick (J), aos oito minutos, no primeiro tempo
Cartão Amarelo: Guilherme Amorim (S)
Cartão vermelho: David (S), do banco de reservas, aos 20 minutos do segundo tempo.
Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Mauricio Coelho Silva Penna e Fabricio Lima Baseggio. Quarto árbitro: Allan Ricardo Freitas da Rosa Azevedo