Ao longo dos últimos 111 anos, Inter e Grêmio já se enfrentaram centenas de vezes. Alguns duelos decidiram campeões, outros apenas vagas de classificação, e teve até amistoso de inauguração de estádio. Porém, o Gre-Nal 425 tem muitos elementos que poderão tornar-lhe único.
Confirmando o calendário proposto pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), os rivais entrarão em campo na próxima quarta-feira (22), às 21h30min, pela quarta rodada do segundo turno do Gauchão, em um duelo que poderá ser lembrado para sempre. Confira cinco motivos que tornam histórico o próximo clássico:
1) Primeiro jogo durante a pandemia
A pandemia de coronavírus atingiu em cheio não apenas o futebol brasileiro como do mundo inteiro. Com a paralisação dos campeonatos ainda em março, tanto colorados como gremistas estão sem disputar partidas oficiais há mais de quatro meses. Depois de apresentar um protocolo sanitário ao governo do Estado, a FGF formulou uma possibilidade de retomar o campeonato estadual. O veto da prefeitura de Porto Alegre, que proíbe a realização de partidas na Capital, não impediu o clássico gaúcho de ser agendado para outro lugar: o Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Ou seja, a volta das duas equipes se dará justamente diante de seu maior rival.
2) Portões fechados
Uma das garantias dadas pela FGF para que o Gauchão voltasse a ser disputado é a de que os jogos fossem disputados com portões fechados. Para a Dupla, não será exatamente uma novidade, afinal os dois tiveram de enfrentar São Luiz e São José sem a presença de público antes da paralisação. O ineditismo está justamente no fato de ser um clássico Gre-Nal. Acostumados a reunir milhares de torcedores quando se enfrentam, Inter e Grêmio farão um embate diante de um estádio com as arquibancadas completamente vazias.
3) Exemplo para o isolamento social
Para muitos, a volta do futebol servirá como um reforço no discurso do isolamento social. Impedidos de ir até o estádio, os torcedores terão de acompanhar o clássico de casa, assistindo pela televisão e ouvindo pelo rádio. Até mesmo por isso, a partida, que estava inicialmente agendada para a quinta-feira (23), foi antecipada em um dia, para se encaixar na grade de programação da RBS TV e ter transmissão em TV aberta para todo o Estado.
4) Reencontro após briga
O ano de 2020 iniciou com uma grande expectativa em torno do encontro entre Grêmio e Inter pela Libertadores. O "Gre-Nal da América" aconteceu, no dia 10 de março, na Arena, terminando empatado em 0 a 0. Entretanto, se falou mais da briga generalizada dos atletas, nos minutos finais do confronto, que provocou três expulsões de cada lado. Portanto, o jogo desta quarta não marcará apenas o retorno da Dupla aos gramados como também o reencontro dos "brigões".
5) Liderança geral do Gauchão
Obviamente, haverá também o interesse esportivo em campo. Neste segundo turno do Gauchão, as duas equipes lideram os seus respectivos grupos. Porém, o Tricolor tem dois pontos a mais que o Colorado (nove contra sete), o que o coloca na dianteira da classificação geral do campeonato. Quem estiver na frente ao final da fase classificatória terá a vantagem de decidir o mata-mata como mandante.