O Gre-Nal 425, que marcará o retorno do Campeonato Gaúcho após quatro meses de paralisação, não será disputado no Beira-Rio. Após reunião com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que terminou no início da tarde desta sexta-feira (17), a prefeitura de Porto Alegre anunciou que não liberou a realização da partida na Capital.
— Em respeito às equipes de saúde que têm se dedicado exaustivamente, inclusive com adoecimento e sobrecarga de trabalhos, aos hospitais que têm feito um grande trabalho, aos empreendedores que já têm toda a dificuldade de empreender em um país como o Brasil e agravada pela situação da pandemia. Às pessoas que têm se sacrificado com seus empregos, que têm ficado em casa, longe de familiares, evitado atividades de trabalho e lazer. Em respeito à esta situação que está posta na cidade, o Comitê definiu que, neste momento, Porto Alegre não tem condições de sediar partidas de futebol — declarou o secretário municipal de saúde, Pablo Stürmer, em entrevista ao programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha.
Desta forma, a FGF terá de procurar uma outra cidade para a disputa da partida, que é válida pela quarta rodada do segundo turno do Gauchão. O clássico já havia sido confirmado para ser disputado na próxima quarta-feira (22), às 21h30min, mas ainda não contava com a liberação do Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus.
Das seis cidades que receberão as partidas restantes do campeonato estadual, apenas Porto Alegre não deu aval para a realização das partidas. As demais (Pelotas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Bento Gonçalves) já sinalizaram de maneira positiva no decorrer desta semana.
Confira o que diz a nota da Prefeitura de Porto Alegre:
"Diante do quadro de aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI da Capital, a Prefeitura de Porto Alegre, anunciou nesta sexta-feira, 17, que a realização de jogos de futebol segue restrita temporariamente. A medida leva em conta o aumento da taxa de contaminação por Coronavirus e seguirá tendo acompanhamento das equipes técnicas da Secretaria de Saúde. Apesar do acompanhamento técnico e de protocolos criados pela Federação Gaúcha de Futebol, o momento da pandemia na cidade não permite a realização de eventos desse porte.
A Prefeitura informa que seguirá avaliando a situação e manterá contato direto com a Federação Gaúcha de Futebol e os clubes com sede na capital para que todas as medidas a serem adotas sejam pensadas com base na segurança de toda a população de Porto Alegre."