Enquanto algumas seleções já sabem que voltarão para casa mais cedo, outras já estão garantidas nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2018.
A Seleção Brasileira confirmou a classificação nesta quarta-feira (27) ao vencer a Sérvia por 2 a 0. No Grupo E, o segundo lugar ficou com a Suíça, que empatou com a Costa Rica.
A Rússia foi a primeira a confirmar a classificação. Em sua estreia pelo Grupo A, deu show e goleou a Arábia Saudita por 5 a 0. Na segunda rodada, bateu a seleção do Egito por 3 a 1 e comemorou a vaga de forma antecipada.
Também pelo Grupo A, mesmo sem encantar, o Uruguai conseguiu duas vitórias pelo placar mínimo e seguirá na competição junto com os anfitriões. Em sua estreia, venceu a Seleção do Egito com gol do zagueiro Giménez. Depois, Luiz Suárez marcou o único gol dos sul-americanos contra a Arábia Saudita.
Em confrontos equilibrados, Portugal e Espanha confirmaram o favoritismo de suas seleções. Mesmo com ambas empatando na última rodada com Irã e Marrocos, respectivamente. Os espanhóis ficaram com o primeiro lugar do Grupo B
Mesmo sendo uma das favoritas, a França garantiu sua vaga sem encantar no Grupo C. No jogo que ficou marcado por ter sido a estreia do árbitro de vídeo em uma Copa, a equipe de Didier Deschamps derrotou a Austrália por 2 a 1. Na segunda rodada, com gol de Mbappé, venceu o Peru por 1 a 0 e chegou aos seis pontos e assegurou sua continuidade na competição. No mesmo grupo, a Dinamarca garantiu a segunda vaga após um empate em 0 a 0 com a seleção francesa, na terceira rodada.
Pela abertura do Grupo D, com um gol contra de Etebo e um de pênalti de Modric, a Croácia venceu a Nigéria por 2 a 0. No segundo jogo, sem grandes dificuldades e com uma ajudinha do goleiro argentino Caballero, venceu a Argentina por 3 a 0 e se garantiu nas oitavas de final. Já os hermanos garantiram a classificação na última rodada, após superem a Nigéria por 2 a 1, e a Croácia barrar a Islândia com uma vitória por 2 a 1.
No Grupo G, Bélgica e Inglaterra garantiram suas posições após vencerem as duas primeiras rodadas e eliminarem as seleções do Panamá e da Tunísia. No sábado (23), a Bélgica venceu a Tunísia por 5 a 2, enquanto os ingleses golearam o Panamá por 6 a 1 no domingo (24).
No Grupo F, as vagas ficaram com as surpreendentes seleções de Suécia e México. Os suecos golearam por 3 a 0 e garantiram a sua classificação. Apesar da derrota, os mexicanos ficaram com a segunda vaga com a derrota da Alemanha para a Coreia do Sul.