Liderada por Mbappé e Griezmann, a França fez o dever de casa em Ekaterimburgo ao vencer o Peru por 1 a 0. Com o gol marcado pelo atacante de 19 anos ainda no primeiro tempo, a equipe francesa conquistou a liderança do Grupo C e a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo. Por sua vez, com duas derrotas acumuladas, os sul-americanos não possuem mais chances de avançar na competição.
Apesar da derrota, foi equipe peruana que começou propondo a partida. Sólida defensivamente e organizada na saída de bola, os primeiros 10 minutos de jogo foram da seleção de Paolo Guerrero. Após, os franceses resolveram chegar na Arena Ekaterimburgo.
Pogba inaugurou a metralhadora francesa contra o gol de Gallese aos 11 minutos, com um chute firme e forte de fora da área. A bola saiu pelo lado direito do goleiro peruano. Aos 13, Griezmann bateu escanteio, Varane subiu mais alto do que todos e cabeceou. A bola passou muito perto do gol. Aos 15, o arqueiro peruano brilhou: Griezmann experimentou um chute de primeira, de fora da área, para a linda e difícil defesa de Gallese.
No primeiro tempo, o Peru ainda tentou levar perigo ao gol de Lloris em alguns lances, mas sem efetividade. O lance mais claro de gol na etapa saiu dos pés de Guerrero. Aos 30 minutos, o atacante recebeu de Cueva na área, limpou (brilhantemente) a marcação e chutou à queima roupa com a perna esquerda. Lloris caiu e fez grande defesa. Deu. Acabou por aí a tentativa peruana na etapa.
O gol saiu dos pés da maior revelação francesa dos últimos anos. Aos 33 minutos, Pogba desarmou o centroavante do Flamengo, passou para Giroud na área, que chutou de esquerda, a bola desviou em Rodríguez, encobriu o goleiro Gallese e sobrou livre para Mbappé apenas tocar para o gol vazio.
Depois do tento marcado, tudo foi pressão francesa. Mbappé, Giroud e Griezmann levaram perigo ao arco peruano em mais dois contra-ataques antes do apito final.
Confira o mapa de calor da partida em Ekaterimburgo:
Na segunda etapa, o Peru promoveu mudanças e foi para o tudo ou nada. Com a entrada de Farfán na partida, o time do técnico Ricardo Gareca deu alguns sustos na torcida francesa. No primeiro, aos 4 minutos, Aquino recebeu passe do camisa 10 e chutou de primeira. A bola acertou (perigosamente) a quina da trave. Lloris só observou e torceu para a bola ir pela linha de fundo.
O time de Deschamps assumiu uma postura defensiva. Com mais posse de bola, o Peru cresceu na partida e a seleção europeia ficou à espera de contra-ataques, sem a menor cerimônia. Aos 15 e 22 minutos, Carillo e Advíncula arriscaram chutes perigosos de fora da área, sem efetividade.
Aos 28 minutos, os peruanos levaram perigo mais uma vez: Carillo cruzou muito forte para Farfán, que precisou se esticar para finalizar. A bola bateu na rede pelo lado de fora. O primeiro lance de gol da França na etapa complementar aconteceu aos 36 minutos. Dembelé aproveitou bola dentro da área e chutou de perna esquerda. A bola passa muito perto do gol de Gallese.
O Peru ainda pressionou, mas não conseguiu furar o bloqueio francês. Diante da superioridade do primeiro tempo, o resultado foi justo para a seleção de Deschamps — que é uma das favoritas ao título do Mundial
A vitória diante dos peruanos é histórica para Mbappé: o francês fez seu primeiro gol em uma Copa do Mundo. Com apenas 19 anos, o atacante é o símbolo máximo da renovação na seleção francesa: o mais jovem do elenco e o mais jovem da história do país a jogar um Mundial.
Ouça o gol marcado por Mbappé com narração de Marcelo De Bona:
Com seis pontos, a França enfrenta a Dinamarca na terça-feira (26), às 11h (horário de Brasília), em Moscou. O adversário sairá do Grupo D. Já o Peru não pontuou ainda e se despede do torneio diante da Austrália, no mesmo dia e horário, em Sochi.