Alguns países já estão dando adeus à Copa do Mundo de 2018 e já sabem que irão assistir o resto da competição em casa.
Alemanha é mais uma campeã de Copa a não avançar para as oitavas do Mundial seguinte. Com a derrota para a Coreia do Sul, as duas seleções deram adeus antecipado à Rússia. O vexame dos alemães foi além dos dois gols sofridos contra os sul-coreanos: a seleção ficou com o último lugar do Grupo F.
Marrocos foi a primeiro seleção a sair: na estreia, pelo Grupo B, mesmo sendo considerado favorito, perdeu para o Irã com um gol contra nos acréscimos. Aos 49 minutos, após cobrança de falta na área, o atacante marroquino Bouhaddouz desviou de cabeça para as próprias redes. Na segunda rodada, jogou melhor, mas perdeu para Portugal e foi eliminada precocemente do Mundial. Cristiano Ronaldo marcou o único gol da partida aos 4 minutos da primeira etapa.
A seleção do Egito depositava todas as esperanças em Mohamed Salah, mas nem ele foi suficiente para evitar o pior. Na estreia, ainda se recuperando da lesão no ombro sofrida na final da Liga dos Campeões, o craque assistiu do banco a derrota para o Uruguai por 1 a 0 em partida válida pelo Grupo A. Giménez, de cabeça, marcou o gol da equipe sul-americana aos 44 minutos do segundo tempo. No segundo jogo, mesmo com o Salah, a seleção egípcia perdeu para a Rússia por 3 a 1 e viu as chances de classificação irem embora.
Com duas derrotas, a Arábia Saudita não chegou nem perto de conseguir avançar de fase. Em sua estreia pelo Grupo A, foi goleada pela seleção da Rússia por 5 a 0. Na segunda rodada, não fez tão feio, mas sofreu um gol do centroavante Luizito Suárez e perdeu para o Uruguai por 1 a 0.
Apesar da ameça na última rodada contra Portugal , o Irã se despediu do Mundial com uma boa imagem. Os iranianos empataram em 1 a 1 contra Cristiano Ronaldo e Cia, e ainda saíram de campo reclamando de um pênalti não marcado.
Depois de 36 anos sem disputar um Mundial, bastaram duas rodadas para o Peru dar adeus ao sonho de ir adiante na competição. Em sua estreia pelo Grupo C, com direito a pênalti desperdiçado por Cueva, a seleção peruana foi derrotada por 1 a 0 pela Dinamarca. No segundo jogo, contra a França, um gol do jovem Mbappé selou o fim da participação da seleção de Guerrero na Copa. Na terceira rodada, as chances da Austrália avançar no Mundial com uma derrota por 2 a 0 para o Peru.
No Grupo D, Islândia e Nigéria deram adeus à Copa na terceira rodada. Os vikings perderam para a Croácia por 2 a 1, mesmo placar da derrota nigeriana para a Argentina.
Após duas derrotas na Copa, nem mesmo o empate com a Suíça na quarta-feira (27) fez com que a Costa Rica avançasse às oitavas. Depois de perder por 1 a 0 para a Sérvia e por 2 a 0 para o Brasil, os costa-riquenhos cumpriram tabela diante dos suíços. O outro eliminado do Grupo E é a Sérvia. Com a derrota para Brasil na última rodada, o sérvios viram suas chances de seguir na competição serem enterradas pela Seleção.
No Grupo G, a Bélgica goleou a Tunísia no sábado (23), por 5 a 2. Já no domingo (24), a Inglaterra fez uma goleada contra o Panamá, marcando 6 a 1. Tunísia e Panamá, portanto, estão fora da competição. Mesmo assim, o gol panamenho de Baloy, ex-Grêmio, foi motivo de festa aos 36 minutos do segundo tempo: foi o primeiro da história do time em um Mundial.
Após duas derrotas, a Polônia também se prepara para voltar para casa. Na disputa pela classificação no Grupo H, a seleção de Lewandowski perdeu para o Senegal por 2 a 1 na primeira rodada e por 3 a 0 contra a Colômbia na segunda.