Em sua primeira participação em copas, a Islândia não conseguiu passar da primeira fase. A desclassificação veio nesta terça-feira (26), em Rostov, na derrota por 2 a 1 para o time quase todo reserva e já classificado da Croácia. Apenas os croatas Modric e Perisic do time titular saíram jogando.
A Islândia, menor país da história das Copas, com cerca de 350 mil habitantes, precisava vencer e torcer por um tropeço da Nigéria para desbancar a poderosa Argentina e se garantir nas oitavas de final. Os africanos tropeçaram, mas a Islândia não fez sua parte. A Croácia dominou boa parte do primeiro tempo e chegou a ter 72% de posse de bola.
Na primeira etapa, as melhores chances islandesas vieram nos 15 minutos finais, primeiro com uma falta cobrada por Sigurdsson, que Kalinic segurou firme aos 30min. Logo na sequência, Finnbognason tabelou com Sigurdsson e chutou colocado. A bola raspou a trave esquerda na melhor chance do jogo até então. Aos 45min, Bjarnasson chutou a queima-roupa após o goleiro Kalinic rebater um escanteio, mas a bola explodiu na perna do arqueiro croata.
No minuto seguinte, Gunnarsson recebeu na entrada da área e buscou o ângulo direito. Kalinic deu uma ponte para salvar a Croácia e garantir o empate no primeiro tempo.
O primeiro gol veio aos 7min do segundo tempo, com Badelj. Depois de chutar no travessão, o volante croata acertou um sem pulo que fez a bola parar no fundo o gol. Mesmo perdendo, a Islândia pouco ameaçava, ainda assim conseguiu o empate aos 30min de pênalti. Lovren colocou o braço na bola para cortar o cruzamento. Sigurdsson bateu forte, deslocando o goleiro Croata. Perisic, aos 44min, recebeu dentro da área, dominou e fuzilou o goleiro, fazendo 2 a 1 e enterrando as chances de classificação da Islândia.