Quem tem Messi vai às oitavas. Depois de duas atuações apagadas nesta Copa do Mundo, o camisa 10 desencantou na tarde desta terça-feira (26), em São Petersburgo, e ajudou a Argentina a vencer a Nigéria por 2 a 1. Com o resultado, somado à vitória da Croácia sobre a Islândia, o time de Jorge Sampaoli terminou na segunda posição do Grupo D e enfrentará a França na próxima fase.
O primeiro tempo foi de um time só. Mesmo com um início tenso da equipe argentina, com Mascherano cometendo três erros na saída de bola nos primeiros minutos, a Nigéria não conseguiu ameaçar.
Não demorou para o castigo aparecer. Aos 13 minutos, Messi recebeu lançamento de Banega, ganhou de Omeruo na velocidade e, de perna direita, bateu cruzado para abrir o marcador.
O gol deu tranquilidade para a Argentina, que passou a controlar a posse de bola e dar menos espaços para o rápido contra-ataque nigeriano. Aos 26 minutos, Messi deixou Higuain cara a cara com o goleiro, mas o centroavante bateu mal. Aos 31, Di Maria foi derrubado na entrada da área. Na cobrança da falta, Messi acertou a trave esquerda do gol defendido por Uzoho.
Precisando somar pontos para avançar e sem conseguir propor o jogo, a Nigéria contou com mais uma trapalhada de Mascherano para chegar ao gol. Após cobrança de escanteio, o volante derrubou Balogun dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Com categoria, Moses deslocou Armani e empatou o jogo.
A Argentina pareceu sentir o gol nigeriano e chegou a correr riscos de sofrer a virada em pelo menos duas oportunidades. Quem marcou, no entanto, foram os hermanos. Aos 40 minutos, Mercado encontrou Rojo no meio da área e o zagueiro mostrou frieza para matar o jogo.