Jogando sua permanência na Copa do Mundo, a Alemanha perdeu por 2 a 0 para a Coreia do Sul na Arena Kazan, nesta quarta-feira (27), resultado que deixou a atual campeã mundial na lanterna do grupo e fora da competição. No Grupo F, passaram Suécia e México. Os dois gols sul-coreanos vieram no fim do jogo. O primeiro, aos 45min do segundo tempo, quando Son bateu mal o escanteio, mas a bola sobrou para Kim Youn-Gwon, que dominou, girou e arrematou para o gol. O árbitro chegou a anular, mas reviu o lance no monitor e voltou atrás.
O segundo veio aos 50min, quando o goleiro Manuel Neuer se aventurava no meio do campo. Um chutão da Coreia para a frente encontrou Son, que, diante do gol vazio, apenas empurrou a bola para a rede.
Sonolentos e burocráticos, os alemães pouco produziram no primeiro tempo. A falta de criatividade no terço final de campo obrigava a atual campeã mundial a alçar bolas na área, que invariavelmente eram cortadas pela defesa sul-coreana. Mesmo com 70% de posse de bola, a Alemanha não conseguiu furar com efetividade a zaga adversária.
A previsibilidade fez com que o primeiro ataque perigoso dos tetracampeões viesse somente aos 38min de jogo, quando Timo Werner tabelou com Özil, entrou na área e fuzilou. Kim Young-Gwon chegou para travar na hora certa. A bola saiu pela linha de fundo e, na cobrança de escanteio, ficou viva na área. Hummels dominou, girou e chutou em cima do goleiro.
Antes disso, a Coreia do Sul tinha chegado forte ao gol de Manuel Neuer. Aos 19min, Jung cobrou falta direto para o gol. O arqueiro do Bayern de Munique tentou encaixar a bola, mas, ao deixá-la escapar, teve de soqueá-la para escanteio quando Son chegava de carrinho.
Não restava opção para a Alemanha no segundo tempo a não ser lançar-se ao ataque, estratégia que surtiu efeito já aos 2min. Na melhor chance do jogo até então, Goretzka subiu sozinho na linha da pequena área para cabecear no canto direito do goleiro Jo Hyeon-Woo, que saltou e fez linda defesa.
A ofensividade abriu espaços para contra-ataques da Coreia do Sul, que quase abriu o placar aos 20min. Moon Seon-Min recebeu na entrada da área, limpou o marcador, mas quis fazer um gol antológico, dando um corte a mais na defesa. O preciosismo permitiu a recuperação da zaga alemã, que o desarmou. A Alemanha seguiu pressionando, mas sem competência para colocar a bola na rede.
No fim do jogo, dos pés de Kim Youn-Gwon e de Son vieram os dois gols que sacramentaram a eliminação alemã.
Ouça os gols da partida:
Confira imagens da partida: