Marrocos tentou arduamente, mas não conseguiu concretizar seu favoritismo diante do Irã, no final da manhã desta sexta-feira (horário de Brasília), início da noite em solo russo, no jogo de estreia do Grupo B da Copa do Mundo. Com um jogo que deixou a desejar tecnicamente, e de algumas chances claras de gols, foi o Irã quem aproveitou uma das poucas chances que teve durante o confronto no Estádio de São Petersburgo.
A equipe marroquina começou bem, intensa. Com uma blitz na saída de bola iraniana, as primeiras oportunidades claras foram criadas pela equipe do zagueiro Benatia, da Juventus. Logo aos 4 minutos, Belhanda fez o goleiro Beiranvand trabalhar após um cabeceio com perigo por cima do travessão.
Marrocos seguiu na pressão. Nos arremates, porém, dificilmente conseguia acertar o gol. Aos 18 minutos, o lance com maior perigo de gol da equipe na primeira etapa preocupou a torcida iraniana. Após bola levantada na área, Belhanda pegou a sobra quase dentro da pequena área e chutou em cima da zaga. No rebote, Benatia pegou de primeira, ainda dentro da área, mas encontrou outra barreira iraniana pela frente, que afastou o perigo. Foi por bem pouco!
A seleção iraniana teve dificuldades para chegar ao ataque. Marrocos pressionando sempre com mais de um marcador. Azmoun, o "Messi iraniano", fez o goleiro El Kajoui trabalhar pela primeira vez na partida aos 24 minutos. O camisa 20 recebeu na área, girou, bateu, mas mandou para fora, pela lateral de campo. Lance sem muita efetividade, mas suficiente para trazer o gás que faltava ao Irã.
Marrocos cansou, e a equipe iraniana cresceu na partida. Criou oportunidades, mas aos 42 minutos, Azmoun pegou a defesa africana desprevenida e finalizou para a difícil (e bonita) defesa com os pés, no puro reflexo, de El Kajoui. No rebote, Jahanbakhsh mandou de primeira o que exigiu outra boa intervenção do arqueiro. Pronto, acabou por aí a reação no 1º tempo.
O segundo tempo iniciou como o primeiro, com o Marrocos adiantando a marcação, fazendo pressão. Com jogadas mais ríspidas, a partida se transformou em um perde-ganha no meio-campo. Em um confronto truncado e com muitas falta, até os 20 minutos da segunda etapa, apenas uma chance de para cada lado havia ocorrido.
Na reta final de partida, a equipe africana se jogou no ataque e criou os primeiros e únicos lances de perigo da etapa complementar. Aos 34 minutos, o meia Ziyech mandou uma chute forte de fora da área, obrigando Beiranvand a fazer uma linda defesa. Na sequência, na cobrança de escanteio, mais um susto para a zaga iraniana no cabeceio de Belhanda.
Porém, o gol saiu no apagar das luzes. Aos 49 minutos, gol contra de Bouhaddouz, após cobrança de falta na área, o atacante marroquino desvia de cabeça para as próprias redes. O placar foi aberto quando todos pensavam que o confronto acabaria sem gols.Com a vitória, a seleção iraniana arranca na frente no Grupo B.
Confira o mapa de calor da partida:
Ouça a narração de Marcelo De Bona: