Mais uma seleção se despede na Copa do Mundo na segunda rodada da fase de grupos. Por 3 a 0, a Colômbia vence a Polônia na Arena Kazan, em Sochi, na tarde deste domingo, pelo horário de Brasília. Os gols foram marcados por Mina, Falcão Garcia e Cuadrado. Com o resultado, a seleção de Lewandowski, que não venceu o Senegal na primeira rodada, está eliminada. A Colômbia encara o Senegal, que empatou com o Japão nesta manhã, no próximo jogo e, com uma vitória, garante lugar nas oitavas de final pelo Grupo H.
Era jogo para matar ou morrer. Ambos precisavam vencer para continuarem vivos na Copa do Mundo. E isso foi visto desde o início. O cronômetro nem tinha trocado para o primeiro minuto quando a Polônia já havia chutado a gol. Kowanacki aproveitou a bola rebatida pela defesa da Colômbia e chutou forte, buscando o ângulo do goleiro colombiano. Parou na defesa, mas mostrou como seguiriam os próximos lances. Até por isso, em 10 minutos, foram cinco faltas marcadas.
Nos contra-ataques, a Colômbia conseguia crescer. Foi assim aos 21 minutos, que a dupla Falcão García e James Rodríguez apareceu pela primeira vez com efetividade. O jogador do Mônaco achou o do Bayern de Munique, hoje emprestado ao Real Madrid, que tentava a enfiada de bola. E aos 25. Os dois, de novo, invadiram a área da Polônia em velocidade. Desta vez, Falcão foi servido e tentava de calcanhar para Cuadrado, sem sucesso.
A pressão sul-americana foi coroada 10 minutos também, aos 35 da primeira etapa, com James cruzando para Cuadrado, que acionou o companheiro novamente para cruzar na área. Mina, no alto dos seus 1m95cm, cabeceou para o gol: 1 a 0 para Colômbia e o alívio de que volta vivo à fase de grupos em busca de uma vaga na próxima fase.
O segundo tempo da Polônia teria que contar com a genialidade de Lewandowski. E quase aconteceu aos 12 minutos. Com um lançamento longo, a defesa polonesa lançou o melhor jogador da sua seleção. O camisa 9 ficou cara a cara com Ospina, chegou a dominar a bola, mas viu o goleiro da Colômbia crescer e abafar o que deixaria tudo igual na partida.
A Colômbia aproveitava o nervosismo do adversário para se alçar ao ataque e matar a partida. Foi assim aos 26 pelos pés de Falcão García, o primeiro dele no Mundial da Rússia e na sua história em Copas do Mundo. Quintero recebeu na intermediária e escorou para o artilheiro da seleção colombiana marcar na saída do goleiro: 2 a 0.
O terceiro gol passou por James, claro, como grande parte das jogadas da Colômbia. Faltando 15 minutos para o fim da partida, o camisa 10 da Colômbia deixou Cuadrado livre, para avançar à intermediária e chutar no canto direito do goleiro polonês.
Ainda deu tempo de Ospina fazer um milagre aos 35 minutos da etapa final e garantir a goleada que garimba a a Colômbia nas oitavas de final.