
Em pronunciamento realizado na tarde desta sexta-feira (28), o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou que Dorival Júnior não é mais o treinador da Seleção Brasileira. O técnico foi anunciado em janeiro de 2024 e comandou a equipe em 16 jogos. Ao todo, foram sete vitórias, sete empates e duas derrotas.
Ele foi o terceiro técnico do Brasil no ciclo da Copa do Mundo de 2026. Antes, Ramon Menezes e Fernando Diniz estiveram à frente de forma interina.
A chegada de Dorival Júnior se deu após uma negativa do italiano Carlo Ancelotti, somada ao bom momento vivido pelo treinador brasileiro na época, que havia conquistado a Libertadores e a Copa do Brasil pelo Flamengo, em 2022, e a Copa do Brasil pelo São Paulo, em 2023.
Início promissor
Antes de Dorival Júnior assumir o cargo, a Seleção vinha de três derrotas consecutivas nas Eliminatórias para Uruguai, Colômbia e Argentina. Na estreia, a equipe venceu a Inglaterra em um amistoso disputado na Terra da Rainha por 1 a 0. Dois dias depois, foi à Espanha e empatou com as donas da casa por 3 a 3.
Nos jogos seguintes, que serviam como preparação para a Copa América, o Brasil bateu o México por 3 a 2 e empatou com os Estados Unidos em 1 a 1.
Fracasso na Copa América
Entre junho e julho de 2024, o Brasil disputou o torneio continental. Na primeira fase, foram dois empates e apenas uma vitória, que culminaram na segunda colocação do Grupo D.
Nas quartas, o adversário foi o Uruguai. Após um empate sem gols no tempo normal, o Brasil perdeu nas penalidades e deu adeus à competição.
Antes das cobranças, uma cena viralizou na transmissão. Enquanto os jogadores conversavam em uma roda, Dorival Júnior tentava participar da conversa e até levantou a mão para falar. Contudo, não foi percebido.
Sem convencer nas Eliminatórias
Depois da Copa América, Dorival pôde estrear nas Eliminatórias. Em oito partidas, somou quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. No período, o time marcou nove gols e foi vazado 12 vezes.
Os resultados deixaram o Brasil na quarta posição, com 21 pontos, o que ainda não classifica o país para a Copa do Mundo de 2026.
Entre os principais fatores que provocaram a saída do técnico, a falta de convencimento nas atuações é um dos principais, já que o Brasil não pratica um futebol vistoso.
A derrota para a Argentina por 4 a 1, em Buenos Aires, também foi um fator decisivo em função da vulnerabilidade apresentada pelo time brasileiro dentro de campo.
Dorival Júnior pela Seleção Brasileira
- 16 jogos
- 7 vitórias
- 7 empates
- 2 derrotas
Os jogos de Dorival Júnior na Seleção Brasileira
- Inglaterra 0x1 Brasil — Amistoso
- Espanha 3x3 Brasil — Amistoso
- México 2x3 Brasil — Amistoso
- EUA 1x1 Brasil — Amistoso
- Brasil 0x0 Costa Rica — Copa América
- Paraguai 1x4 Brasil — Copa América
- Brasil 1x1 Colômbia — Copa América
- Uruguai 0(4)x(2)0 Brasil — Copa América
- Brasil 1x0 Equador — Eliminatórias
- Paraguai 1x0 Brasil — Eliminatórias
- Chile 1x2 Brasil — Eliminatórias
- Brasil 4x0 Peru — Eliminatórias
- Venezuela 1x1 Brasil — Eliminatórias
- Brasil 1x1 Uruguai — Eliminatórias
- Brasil 2x1 Colômbia — Eliminatórias
- Argentina 4x1 Brasil — Eliminatórias