Senegal e Japão empataram em 2 a 2, neste domingo (24), em Ecaterimburgo, na Rússia. Com o resultado, as duas seleções seguem nas primeiras posições do Grupo H da Copa do Mundo. Ambas têm quatro pontos, mas os japoneses levam vantagem pelo menor número de cartões amarelos recebidos. Embora estejam em situação confortável, as duas equipes ainda não estão classificadas para a próxima fase da competição.
Assim que a partida teve início, o Senegal tratou de buscar o ataque, com investidas pelas beiradas do campo. E foi justamente depois de um cruzamento que os africanos abriram o placar. Aos 10 minutos, o lateral-esquerdo Sabaly recebeu cruzamento e concluiu dentro da área japonesa. O goleiro Kawashima deu rebote, e a bola encontrou os pés de Sadio Mané, estrela e capitão senegalês. O atacante do Liverpool, da Inglaterra, só precisou empurrá-la para as redes antes de comemorar.
Após sofrer o golpe, o Japão trocou passes e saiu para o jogo. Aos 15 minutos, Osako soltou uma bomba de fora área, e a bola explodiu na defesa senegalesa. A pressão asiática aumentaria nos minutos seguintes. Aos 33, veio o empate. Em rápida jogada pela esquerda, Nagatomo penetrou na área adversária e deixou a bola para Inui. O camisa 14 cortou para o meio e, com o pé direito, bateu no canto esquerdo do goleiro N'Diaye.
Depois do gol, o Senegal tentou reassumir o controle da partida. Os africanos até se aproximaram da área japonesa, mas não conseguiram marcar antes de o árbitro italiano Gianluca Rocchi encerrar o primeiro tempo.
A volta do intervalo foi marcada pela aposta de ambas as seleções nas trocas de passes rápidos em direção ao ataque. Aos nove minutos, o Senegal tentou assustar com um chute de Niang, defendido pelo goleiro Kawashima. O Japão respondeu aos 14 minutos. Shibazaki recebeu pela direita e cruzou rasteiro para a área. Sozinho, Osako errou a bola.
Apesar da falha na finalização, o atacante japonês não se abalou. Quatro minutos mais tarde, deu lindo passe de calcanhar para Inui. O camisa 14, que já havia marcado na etapa inicial, bateu com categoria. Para alívio senegalês, a bola beijou o travessão.
Aos 25 minutos entrou em campo o velho ditado de "quem não faz, leva". Após cruzamento rasteiro da esquerda, Wagué surgiu na área e chutou forte para estufar as redes japonesas.
A festa africana durou sete minutos. Aos 32, a zaga senegalesa não conseguiu afastar bola alçada na área. Depois de passe rasteiro de Inui, Honda, que havia entrado no segundo tempo, chutou com o pé esquerdo para o fundo do gol.
Às 15h, Colômbia e Polônia se enfrentam no outro jogo do grupo na segunda rodada da Copa. Ambas seleções foram derrotadas em suas estreias na competição.
As quatro equipes do Grupo H voltam a campo na quinta-feira (28), a partir das 11h. Senegal enfrenta a Colômbia, e o Japão encara a Polônia.