Não foi fácil, mas Portugal está na próxima fase da Copa do Mundo. Na terceira rodada do Mundial, a equipe de Fernando Santos empatou em 1 a 1 com o Irã e garantiu a segunda colocação do Grupo B, com cinco pontos – mesma pontuação da Espanha, primeira colocada pelo número de gols marcados.
Precisando apenas de um empate para assegurar a vaga nas oitavas de final, Portugal começou o jogo em cima. Logo aos dois minutos, Cristiano Ronaldo recebeu bom passe de João Mário pela esquerda, invadiu a área e finalizou para a defesa de Beiranvand. Apesar do início intenso, a primeira etapa se arrastou sem nenhuma grande oportunidade criada para ambos os lados.
Aos 44 minutos, quando o empate parecia ser mesmo o resultado do intervalo, Adrien Silva chamou o talento de Quaresma, que, de trivela, colocou a bola no ângulo direito do goleiro iraniano para abrir o placar e marcar um dos gols mais bonitos da competição – o primeiro de Portugal nesta Copa que não foi marcado por Cristiano Ronaldo.
O começo do segundo tempo bem que lembrou o do primeiro: logo aos quatro minutos, o camisa 7 português se enroscou com Ezatolahi dentro da área, mas o juiz não marcou nada. Pouco depois, acionou o árbitro de vídeo e assinalou a penalidade para os europeus. Na cobrança, Cristiano Ronaldo bateu fraco e parou nas mãos de Beiranvand.
Precisando da vitória para conseguir a classificação, o Irã se atirou para o campo de ataque, mas pouco criou durante o tempo regulamentar. Já nos acréscimos, Cédric tocou a mão na bola após cabeçada de Azmoun dentro da área e o árbitro marcou o pênalti, mais uma vez com o auxílio do VAR. Ansarifard soltou a bomba no ângulo direito de Rui Patrício e deu números finais à partida.