A Inglaterra dependia apenas de uma vitória simples para garantir sua vaga nas oitavas de final, mas entrou em campo decidida a fazer mais. Confirmando o favoritismo, o time inglês se aproveitou da fragilidade defensiva do Panamá e goleou por 6 a 1 pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo. Com o resultado, a liderança do Grupo G será definida na última rodada, no confronto entre Inglaterra e Bélgica. Se a partida não tiver um vencedor, o critério de desempate será o número de cartões de cada time.
O placar foi inaugurado cedo, aos oito minutos de partida. Trippier cobrou escanteio no meio da área e Stones, sozinho, cabeceou no canto, sem chance para Penedo. O segundo gol também não demorou a sair. Aos 18 minutos, Lingard recebeu dentro da área e foi derrubado por Escobar. Pênalti. Na cobrança, Harry Kane bateu com força no ângulo direito e ampliou.
O terceiro saiu aos 34 minutos. Lingard cobrou uma falta com perfeição no ângulo. Cinco minutos depois, após bela defesa de Penedo, a bola sobrou para Stones fazer mais um. Aos 42, Murillo agarrou Stones dentro da área e o juiz marcou outra penalidade. Kane repetiu a cobrança no ângulo e fechou o passeio do primeiro tempo: Inglaterra 5 x 0 Panamá.
O massacre continuou no segundo tempo, aos 16 minutos, totalmente sem querer, Kane marcou pela terceira vez no dia. Loftus-Cheek cortou para o meio e arriscou de longe. No meio do caminho, a bola desviou no pé de apoio do atacante e acabou com qualquer chances de defesa para Penedo. Com o Hat Trick, Kane, que foi substituído por Vardy logo após o lance, marcou seu quinto gol na Copa e assumiu a artilharia isolada da competição.
O sétimo e último gol do jogo saiu aos 36 minutos. E foi histórico! Aproveitando-se da desatenção inglesa, e, em uma das raras aparições da equipe no ataque, Baloy, ex-Grêmio, se antecipou à defesa após cobrança de falta de Ávila, deu um carrinho e marcou o primeiro gol do Panamá na história dos mundiais.