Na estreia do Grupo E, o mesmo do Brasil, a Sérvia venceu a Costa Rica por 1 a 0 e largou em vantagem por um lugar nas oitavas de final da Copa do Mundo. Apesar da boa atuação de Navas, goleiro do Real Madrid, Kolarov acertou uma bela cobrança de falta no segundo tempo e garantiu a vitória na primeira rodada para os servios.
Mesmo com esquemas táticos diferentes, a Sérvia joga no 4-2-3-1 e a Costa Rica mantém o sistema com três zagueiros da última Copa, as duas equipes apostaram em propostas parecidas de jogo: lançamentos longos e cruzamento para os centroavantes.
Logo nos primeiros minutos, a impressão era de que o jogo seria de muitos gols e futebol ofensivo. Ureña recebeu um lançamento longo nas costas da defesa servia e acertou o peito do goleiro na finalização. Os europeus responderam com uma cobrança de escanteio perigosa.
Mas o ritmo da partida foi diminuindo, com as duas equipes mais cautelosas para não ceder espaços. Com maior posse de bola, a Sérvia tentava se organizar entre combinações com Milinkovic-Savic e Tadic. A dupla articulava no meio, mas insistia em muitos cruzamentos para o centroavante Mitrovic.
Como Navas e a defesa da Costa Rica tiveram sucesso nas intervenções, a Sérvia pouco ameaçou na primeira etapa. E no contra-ataque, as tentativas de lançamento para Ureña não renderam muito para os costa-riquenhos.
Um erro defensivo dos sérvios proporcionou a melhor chance de gol dos primeiros 45 minutos de jogo. Tosic escorregou ao tentar sair da defesa e deixou a bola escapar diretamente nos pés de Ureña, que arriscou o chute de pé esquerdo. A bola passou por cima do gol, sem muito perigo.
Após um primeiro tempo de poucas chances, a segunda etapa começou mais movimentada. Aos 4, Mitrovic perdeu uma grande oportunidade. O centroavante recebeu a bola nas costas da defesa, invadiu a área e finalizou no canto. Navas se esticou todo e conseguiu fazer a defesa, mandando a bola para escanteio.
E se com a bola rolando, a Sérvia esbarrava em Navas, a equipe europeia encontrou o seu em uma bela cobrança de falta. Aos 11, da intermediária, Kolarov acertou um chute no ângulo esquerdo, sem chances para o goleiro do Real Madrid e abriu o placar.
Na tentativa de empatar, a Costa Rica colocou em campo opções mais ofensivas, como Joel Campbell, ex-Arsenal. Apesar da maior ênfase no ataque, os costa-riquenhos não conseguiram igualar o placar e pouco criaram.
Na próxima sexta-feira, às 9h, o Brasil enfrentará a Costa Rica em São Petersburgo. No mesmo dia, mas na partida das 15h, Sérvia e Suiça completam a segunda rodada do Grupo E.